Teixeira Veríssimo eleito presidente do Colégio da Competência de Geriatria da Ordem dos Médicos

“É o primeiro reconhecimento oficial da Geriatria em Portugal.” As palavras são de Manuel Teixeira Veríssimo, que tomou posse, ontem, como presidente do Colégio da Competência de Geriatria da Ordem dos Médicos (OM). O primeiro desafio é a definição de orientações para que os médicos das diferentes especialidades possam adquirir esta competência.

"Para que todos os profissionais possam lidar com os idosos"

Manuel Teixeira Veríssimo e os outros seis membros do Colégio tomaram posse ao fim de quase dois anos após a Geriatria ter sido reconhecida como competência pela Ordem dos Médicos. Para o internista, que é coordenador da Consulta de Geriatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), este foi um passo muito importante, já que “o reconhecimento parte de uma entidade oficial”.

Além do desafio da criação de linhas orientadoras para que os médicos possam ter esta competência, “é também nossa missão estimular a formação em Geriatria, para que todos os profissionais possam lidar com os idosos, tendo em conta as suas particularidades”.


José Manuel Silva com Manuel Teixeira Veríssimo.

O Colégio conta com mais seis membros, tendo como coordenadores regionais do Sul, Centro e Norte, respetivamente, João Gorjão Clara (CHLN), Benilde Barbosa (CHUC) e Alberto Hespanhol (USF S. João Porto e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).

Do grupo fazem ainda parte os médicos Álvaro Ferreira da Silva (Misericórdia do Porto), Sofia Duque (Hospital de S. Francisco Xavier – CHLO) e Eduardo Haghighi (Hospital de Vila Franca de Xira).



Geriatria "é fundamental na Saúde"

Para o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, a tomada de posse deste Colégio “é o culminar de um longo caminho, cheio de escolhas e dificuldades, e que chegou a bom porto por mérito dos profissionais que se dedicaram à área, mas também pelo facto de o conhecimento científico demonstrar que a Geriatria é fundamental na Saúde”. 


Bastonário da Ordem dos Médicos com os membros do Colégio da Competência de Geriatria: Benilde Barbosa, Álvaro Ferreira da Silva, Alberto Hespanhol, João Gorjão Clara, José Manuel Silva, Manuel Teixeira Veríssimo, Eduardo Haghighi e Sofia Duque.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir