Cepheid Talks

1.º Congresso de Otorrinolaringologia do Grupo Luz Saúde vai «mostrar o que fazemos»

A realização do primeiro congresso de ORL do Grupo Luz Saúde vai decorrer já no próximo ano, no Porto. O anúncio foi feito por Carlos Macor, um dos diretores do 4.º Curso Teórico-Prático de ORL e das 1.as Jornadas de ORL do Grupo Luz Saúde, evento que decorreu a semana passada, no Hospital da Luz, em Lisboa.

“O objetivo é reunir, num congresso nacional, todas as unidades de ORL do Grupo Luz Saúde, assim como os vários profissionais que integram a equipa, como médicos, enfermeiros, terapeutas da fala, audiologistas, entre outros”, disse na sessão de abertura do evento Carlos Macor, que também é diretor do Serviço de ORL do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

Segundo o responsável, a ideia surge para se dar a conhecer o trabalho desenvolvido no Grupo. “É importante mostrar o que fazemos, que assenta na diferenciação e numa medicina de excelência, como forma também de partilhar conhecimento com outros profissionais.”


Carlos Macor, António Ladourré e Fausto Fernandes

“Há muito tempo que temos esta vontade"

A ideia da realização de um congresso anual já tem alguns anos, segundo acrescentou António Larroudé, codiretor do evento e coordenador do Serviço de ORL do Hospital Luz Saúde Lisboa. “Há muito tempo que temos esta vontade, logo em 2021 vamos ter o primeiro congresso a realizar-se no Porto”, garantiu.

António Ladourré tem mais motivos para festejar, sobretudo pelo alargamento do Serviço que coordena. “Este mês passámos a ter mais espaço, passando de 4 para 7 gabinetes de consulta e mais uma sala de exames, porque, em 13 anos, temos crescido de forma significativa. ”

Falando em números, o otorrino relembrou que, em 2007, registaram 5 mil consultas e 255 cirurgias, enquanto em 2019 evoluíram para mais de 20 mil consultas e mais de 800 cirurgias. “Com mais espaço pretendemos chegar, gradualmente, às 35 mil consultas/ano, sendo necessário manter assim os nossos elevados padrões de qualidade e excelência.”



O evento contou ainda, na direção, com Fausto Fernandes, diretor clínico do Hospital da Luz Guimarães, que esteve presente na sessão de abertura, juntamente com Paulo Vera Cruz, da Sociedade Portuguesa de ORL Cirurgia Cabeça e Pescoço, e de Assunção O’Neill, do Colégio da Especialidade de ORL da Ordem dos Médicos.



Nesta mesa participaram ainda Isabel Vaz, administradora executiva do Grupo Luz Saúde, Pedro Líbano Monteiro, administrador executivo do Hospital Luz Saúde Lisboa, Artur Vaz, administrador executivo do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), Rui Maio, diretor clínico adjunto do HBA, e Edgar Almeida, diretor clínico do HBA.

Nas jornadas, que contaram com o apoio científico da Associação Portuguesa de Otoneurologia, realizaram-se também o 4.º Curso de Disseção Endonasal Endoscópica Básico e o 4.º Curso de Disseção Cervical e Glândulas Salivares, que tiveram lugar no Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.


António Ladourré, Artur Vaz, Carlos Macor, Isabel Vaz, Assunção O’Neill, Rui Maio, Pedro Líbano Monteiro, Fausto Fernandes, Edgar Almeida e Paulo Vera Cruz.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda