KRKA

Lusíadas leva saúde a maior evento de vela a norte do País

A Lusíadas Saúde Porto Sailing volta a içar velas a norte de Portugal, nos dias 17 e 18 de setembro. Além da Regata Women on Water e da Regata do Infante, o evento promove um conjunto de atividades que desafiam os portugueses a serem ainda mais saudáveis.

Ao longo dos dois dias, numa aposta que visa a "prevenção e a promoção de melhores hábitos de vida", todos os interessados poderão realizar consultas de avaliação de enfermagem gratuitas, tais como glicémia, tensão arterial e perímetro da cintura. Este apoio e aconselhamento será garantido por profissionais de saúde do Hospital Lusíadas Porto.

No dia 17 de setembro, entre as 9h30 e as 13h30, terão lugar várias sessões de saúde com entrada livre, dirigidas a toda a população, com especial enfoque em práticas de vida mais salutar. Entre os temas a abordar estará uma sessão de Biohacking, um "conceito inovador que orienta para um melhor aproveitamento de todo o potencial do corpo humano". A sessão com o título “Biohacking, saúde e performance” terá como orador o especialista Miguel Damas.

Os participantes poderão também assistir a uma sessão de pilates clínico, orientada pelos fisioterapeutas Marta Miranda Forte, Cátia Serpa e Ricardo Rodrigues. Terá ainda lugar uma sessão da responsabilidade da especialista em Medicina Interna, Sandra Marques, que sob o tema “O elixir para a sua saúde”, irá abordar os principais pilares para uma vida mais saudável. A nutrição será igualmente um tema em destaque, na sessão “Nutrir com consciência”, com a nutricionista Alina Fernandes.

A edição deste ano da Lusíadas Saúde Porto Sailing volta a apostar na inclusão, permitindo a acessibilidade a toda a população, com a disponibilização de uma planta 2D, espaços acessíveis nas situações de mobilidade reduzida e disponibilização de informação em língua gestual. Cumprindo o objetivo de "tornar o desporto acessível a todos", o Barco Lusíadas For All, o primeiro catamaran do mundo que permite alargar a prática de vela a todos os que o desejem, volta a marcar presença na Regata do Infante.



"Desafiar os portugueses a serem ainda mais saudáveis"

“Na Lusíadas Saúde sabemos que cuidar vai muito além do diagnóstico e do tratamento. Saber cuidar começa verdadeiramente na promoção de hábitos e vidas mais saudáveis. Este é um compromisso que assumimos com todos os portugueses", afirma Joana Menezes, CEO do Hospital Lusíadas Porto.

A responsável recorda que "uma vida saudável é indissociável de uma prática regular de atividade física e, por isso, apoiamos e marcamos presença na Lusíadas Saúde Porto Sailing pela quinta edição consecutiva".

E acrescenta: "Queremos aproximar os portugueses do desporto e alertar para o impacto que os nossos hábitos diários (atividade física, nutrição e sono) têm na nossa saúde. Queremos desafiar os portugueses a serem ainda mais saudáveis."

Provas Women on Water Regatta e Regata do Infante

A Lusíadas Saúde Porto Sailing 2022, organizada em parceria com a BBDouro, reúne as provas Women on Water Regatta e a Regata do Infante. A Women on Water Regatta é a única regata com uma tripulação exclusivamente feminina em Portugal. A prova, disputada em embarcações da classe SB20, servirá para a qualificação nacional da final mundial desta categoria. A Regata do Infante é a maior regata de embarcações tipo cruzeiro no norte de Portugal e a única com chegada na zona histórica da ribeira do Porto e Vila Nova de Gaia.

Podem ser consultadas mais informações sobre a Lusíadas Saúde Porto Sailing 2022.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda