KRKA

Literacia em Saúde: ULS do Nordeste desenvolve programa de formação de «microinfluenciadores»

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a desenvolver um projeto de Literacia em Saúde no distrito de Bragança com o objetivo de "aumentar os conhecimentos da população ao nível da utilização dos Serviços de Saúde, através de parcerias locais".

Sob o mote “Saúde + próxima de si”, este projeto engloba um programa de formação de “microinfluenciadores”, grupos profissionais considerados elementos “chave” no contacto próximo com a população, tendo em vista a disseminação de informação simples, clara e credível junto da comunidade.

De acordo com a ULS do Nordeste, atendendo à dimensão e dispersão geográfica do distrito de Bragança, "o projeto será implementado de forma faseada, abrangendo, numa primeira fase, o concelho de Mirandela, onde já se iniciaram as ações formativas, e sendo alargado, numa fase posterior, aos restantes municípios".

Com vista à implementação do projeto em todo o distrito, que conta com o contributo da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste, estão a ser contactadas as entidades locais. O propósito é claro:

"Estabelecer um conjunto alargado de parcerias, de forma a calendarizar as ações formativas para o maior número possível de profissionais que, voluntariamente, irão ter um papel importante na disseminação das mensagens junto da população."

As ações formativas serão dirigidas aos “microinfluenciadores” com intervenção próxima junto das populações, entre os quais Agentes de Segurança, de Proteção Civil e Religiosos e Órgãos Autárquicos.

É ainda adiantado que este trabalho será complementado pelas equipas de profissionais de saúde que integram as Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) da ULS do Nordeste, "que têm um contacto próximo com a população e com os utentes e colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social".




A par da formação, aos parceiros deste projeto será disponibilizado material informativo complementar, tendo em vista "facilitar a comunicação da mensagem aos cidadãos, bem como o apoio necessário ao nível do esclarecimento de questões relacionadas com as temáticas abrangidas no âmbito deste projeto".

Para efetuar a avaliação do impacto desta intervenção nos níveis de literacia em saúde da população do distrito de Bragança serão realizados "questionários em momentos específicos, que permitirão acompanhar a evolução dos níveis de conhecimento acerca destas temáticas no decurso das ações formativas e de disseminação da informação na comunidade".

O projeto “Saúde + próxima de si” conta com o apoio da Direção-Geral da Saúde, através da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda