KRKA

LIDEL apresenta, hoje à tarde, livro sobre novo método de intervenção em crianças com autismo

A LIDEL – Edições Técnicas acaba de publicar, em exclusivo para a língua portuguesa, a obra “Intervenção Precoce em Crianças com Autismo – Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização”, da autoria das especialistas norte-americanas, Sally J. Rogers e Geraldine Dawson, criadoras do Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM).

A cooperativa FOCUS, responsável pela implementação deste modelo em Portugal, realiza hoje à tarde, às 18h45, no Hotel Yeatman, em Vila Nova de Gaia, uma sessão pública de apresentação do Modelo, na qual será também apresentado o livro editado pela LIDEL. Nesta apresentação estará presente uma das autoras do livro, a professora Sally J. Rogers.

O Modelo Denver é considerado inovador, já que ensina a intervir de forma abrangente crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) com idades entre os 18 e os 48 meses.

O principal objetivo do ESDM é aumentar o nível do desenvolvimento em todos os domínios nas crianças com PEA e, desta forma, diminuir os seus sintomas. O ESDM é uma intervenção habitualmente prestada em casa, na creche, jardim-de-infância ou centro, por terapeutas e pais com formação específica, durante o jogo espontâneo e as rotinas diárias e foca-se, em particular, no estímulo das competências socioemocionais, cognitivas e de linguagem das crianças. Este modelo de intervenção, especificamente concebido e testado com êxito, apoia-se nos princípios da psicologia do desenvolvimento e aplica a análise comportamental.


Este livro é um marco muito importante no desenvolvimento de intervenções apropriadas para crianças com transtornos do espectro do autismo. A integração de objetivos e estratégias de ensino através de abordagens de desenvolvimento, de comportamento e orientação de jogo, é única.
Catherine Lord PhD,
ABPP, director, University of Michigan Autism and Communication Disorders Center

Acredito que o Modelo Denver de Intervenção Precoce irá dar competências aos profissionais que intervêm com a criança para que esta possa, desde logo, caminhar para atingir o máximo do seu potencial em comunicar, em estabelecer relações, em explorar, brincar e aprender, para que o mundo, que parece tão fechado, se abra à sua volta.”
Luísa Vaz,
Médica Pediatra, chefe de Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de S. João, EPE.


Escrito com uma linguagem clara e ilustrado com muitos exemplos de casos práticos, o livro agora editado pela LIDEL, procura apoiar o leitor passo a passo, em todos os aspetos da intervenção e fornece inúmeras estratégias estruturadas para trabalhar com crianças muito jovens, em contextos individuais e em grupo, promovendo o seu desenvolvimento em domínios-chave como a imitação, a comunicação, a cognição, as competências motoras e sociais, o comportamento adaptativo e os jogos.

A implementação de planos de tratamento requer o uso de uma ferramenta de avaliação muito completa – a Checklist Curriculum ESDM – que se encontra descrita no livro e que poderá ser adquirida em packs nos diversos pontos de venda. habituais.

Conteúdos abordados no livro:
•    Conhecimento Atual da Aprendizagem Infantil e do Autismo
•    Visão Geral do Modelo Denver de Intervenção Precoce
•    A Utilização do Modelo Denver de Intervenção Precoce
•    Desenvolvimento de Objetivos de Aprendizagem a Curto Prazo
•    Formulação das Metas Diárias de Ensino e Acompanhamento do Progresso
•    Desenvolvimento de Planos e Estruturas para o Ensino
•    Desenvolvimento da Imitação e do Jogo
•    Desenvolvimento da Comunicação Não-verbal
•    Desenvolvimento da Comunicação Verbal
•    Utilização do Modelo Denver de Intervenção Precoce em Contexto de Grupo
•    Apêndice A Checklist Curriculum do Modelo Denver de Intervenção Precoce e Descrições dos Itens
•    Apêndice B Sistema de Classificação da Fidelidade do Ensino do Modelo Denver de Intervenção Precoce: Administração e Codificação

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda