Cepheid Talks

Lançamento do livro «Na Urgência»

Realiza-se amanhã, no Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), a apresentação do livro «Na Urgência», de Joana Bénard da Costa. O lançamento da obra tem início marcado para as 18h30 e decorrerá no hall de entrada do Piso 2.

A apresentação estará a cargo da diretora do Serviço de Urgência Central, Margarida Lucas, e do professor Pedro Pita Barros. A autora também marcará presença, assim como o presidente do Conselho de Administração do CHLN, Carlos Neves Martins, que encerrará a sessão.

Sinopse (Fundação Francisco Manuel dos Santos):

Relato do quotidiano atribulado e intenso do Serviço de Urgência Central do maior hospital do país, o hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde diariamente são atendidas centenas de pessoas.

Quem são elas? Porque motivos lá vão? E quem são os profissionais de saúde que escolhem trabalhar num sítio onde quase tudo é imprevisível e e o mundo lá fora parece nunca dar tréguas?

Este livro tenta retratar a realidade de um serviço de urgência tal como ela é. A partir dos depoimentos dos doentes, dos seus cuidadores e dos profissionais de saúde tenta-se compreender melhor o que esperam os cidadãos de um serviço de urgência e que tipo de respostas são dadas por uma estrutura que, por definição, deve prestar cuidados de saúde a doentes urgentes ou emergentes mas acaba por funcionar também como um “mega” centro de saúde onde o atendimento pode ser demorado mas as senhas nunca ficam esgotadas e há sempre espaço para mais um.

Neste mundo de paredes brancas cabem todos. Todas as pessoas, todos os problemas, de saúde e não só. Neste mundo, há gente demais. Este livro tenta perceber porquê.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda