KRKA

Livro sobre a integração de cuidados visa facilitar «a implementação de uma estratégia nacional»

Foi com entusiasmo e esperança que foi hoje apresentado publicamente o "Handbook de Integração de Cuidados". Coordenado por Rui Santana, da Escola Nacional de Saúde Pública, o livro visa facilitar "a implementação de uma estratégia nacional de integração de cuidados".

O lançamento da obra teve lugar no âmbito da 9.ª Conferência de Valor, evento que decorre em Lisboa e cuja organização está a cargo da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.


Rui Santana e Adelaide Belo

"Voltar a colocar na agenda o tema da integração de cuidados"

"Com este livro, os autores pretendem voltar a colocar na agenda o tema da integração de cuidados, começando pelo princípio: arrumar ideias relativamente a definições, conceitos e domínios da integração de cuidados; e rever os modelos existentes e a metodologia para a sua implementação." A explicação é dada no prefácio da obra por Adelaide Belo, presidente da PAFIC - Portuguese Association for Integrated Care.

Na sua opinião, "fica assim aberto o caminho para que outros se sigam, a fim de desenvolver aspectos mais específicos, de forma a promover a capacitação dos profissionais na implementação e gestão de Programas de Integração de Cuidados."



Iniciativas locais de proximidade

Adelaide Belo, que coordena o Programa de Gestão de Caso da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, aproveita a ocasião para valorizar as iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas em Portugal: "Existem projetos a decorrer nas nossas instituições, fruto do grande empenho e resiliência dos profissionais". Contudo, sublinha tratarem-se de projetos "sem escala e com poucos apoios".

Nesse sentido, refere a assistente graduada sénior de Medicina Interna, "o que se pretende melhorar é a qualidade e o custo-efetividade dos cuidados, para as pessoas e populações, assegurando que os serviços são coordenados em torno das suas necessidades".

E deixa um apelo: "É urgente que a tutela volte a dar sinais de que a Integração de Cuidados Centrados nas Pessoas é o caminho, com uma postura estratégica enquadradora (não castradora), deixando espaço às iniciativas locais de proximidade e não desperdiçando as que já existem no terreno."

Além de Rui Santana e de Adelaide Belo, a obra conta com as contribuições de Cátia Gaspar (administradora hospitalar do CHULN e PAFIC), Cláudia Almeida (ENSP), Joana Seringa (gestora dos Blocos Operatórios do CHULC e ENSP), e Miguel Papança (Gilead Sciences e ENSP)


Cláudia Almeida, Joana Seringa, Adelaide Belo, Rui Santana

"Handbook de Integração de Cuidados" teve ainda o apoio da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, da Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC) e da Escola Nacional de Saúde Pública, sendo feito um "agradecimento especial" ao médico de família Cristiano Figueiredo, na qualidade de coordenador  do projeto piloto de Prescrição Social em Lisboa.

A obra está disponível nas lojas Almedina e online.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda