KRKA

Jubilação da professora doutora Maria Manuela Beirão Catarino

Maria Manuela Beirão Catarino, atualmente decana da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, é docente desta Faculdade desde 1972. A Lição de Jubilação, subordinada ao tema “Um Percurso Académico em Ciências Farmacêuticas”,  irá realizar-se no Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), dia 3 de junho, pelas 18h, e será seguida de um jantar de homenagem.

Simultaneamente, realizar-se-á a entrega do Prémio de Imunologia 2013/2014. Esta distinção, criada em 1990 pela professora, visa incentivar os estudantes daquela disciplina do Mestrado Integrado de Ciência Farmacêutica da FFULisboa.

Responsável pela criação da área de Imunologia na Faculdade, Manuela Beirão Catarino é especialista em Análises Clínicas, pela Ordem dos Farmacêuticos. É regente das disciplinas de Imunologia, Imunologia Complementar, Imunotoxicologia dos Alimentos, Microbiologia Alimentar e Contaminantes Microbiológicos dos Alimentos, unidades curriculares respeitantes ao Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e outros cursos de 2º ciclo da FFULisboa.

No campo da investigação, coordenou e participou em projetos nas áreas da Imunologia das Doenças Infecciosas, Biomarcadores Tumorais, Auto-imunidade e Alergia, sendo autora e co-autora de várias dezenas de publicações em revistas internacionais e nacionais e inúmeras apresentações em reuniões científicas.

Exerceu vários cargos na FFULisboa, entre os quais coordenadora do Grupo de Ciências Biológicas, coordenadora do Subgrupo de Biologia Humana, membro dos Conselhos Científico, Diretivo e Pedagógico, sendo coordenadora do Programa Erasmus e Programa Almeida Garrett, desde a sua implementação. É membro da Sociedade Portuguesa de Imunologia e Sociedade Portuguesa de Microbiologia.

No plano internacional, foi membro da British Society for Immunology e perita portuguesa nos Grupos de Normalização CEN/TC WG6, 275WG5 e ANFOR, para além de integrar a International Society of Oncolgy and Biomarkers (ISOBM) e European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC).

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda