Cepheid Talks

Jovens Cardiologistas organizaram 1.º Encontro de Inverno

“Debater casos clínicos de forma informal, sem ser em grandes congressos e longe dos centros urbanos foi o principal objetivo do 1.º Encontro de Inverno dos Jovens Cardiologistas”, explicou Ricardo Ladeiras Lopes, do Conselho de Jovens Cardiologistas da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). O evento teve como temática central “Desafios Clínicos da Cardiologia Contemporânea” e decorreu em Santa Cruz do Douro.



Ricardo Ladeiras Lopes salientou a importância da apresentação de 12 casos clínicos, submetidos por jovens cardiologistas e debatidos pelos 70 participantes. “É mais fácil falar sobre diversas situações clínicas que surgem no dia-a-dia fora dos grandes congressos, de forma mais descontraída”, admitiu, em declarações à Just News, acrescentando: “Com este encontro, quisemos dar a oportunidade de se debater ideias e esclarecer dúvidas, de modo que, no final, todos aprendêssemos uns com os outros.”



O evento contou com a presença de Miguel Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, que proferiu a conferência “Novos desafios para a SPC”. Referindo-se aos 67 anos de vida da SPC, o responsável alertou para a importância do cunho dos mais novos: “A SPC tem de ter mais jovens participativos e dinâmicos, com poder de decisão.” Disse ainda que “estes devem sentir a SPC como sua, contribuindo para a renovação constante da sociedade”.





No final, seria dado a conhecer aquele que foi considerado o “Melhor Caso Clínico”, apresentado por Joel Monteiro, do Hospital Central do Funchal -- intitulado “Uma causa rara de insuficiência cardíaca de alto débito” --, premiado com uma inscrição no próximo Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, que vai decorrer entre 27 e 31 de agosto, em Roma.





O Júri foi constituído pelos moderadores das sessões de casos clínicos: André Luz (CH Porto), Marisa Trabulo (H. Santa Cruz), Francisco Morgado (H. Santa Cruz), Ricardo Fontes de Carvalho (CH Gaia), Luís Oliveira (CH Cova da Beira) e Mário Santos (CH Porto).





O evento, que contou com o apoio da Bayer, foi organizado pelo Conselho de Jovens Cardiologistas da SPC, coordenado por Sérgio Madeira, do CH Lisboa Ocidental. O próximo encontro já está garantido para o início de 2017.

 



Podem ser consultadas mais fotos aqui.






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda