KRKA

Jovens cardiologistas criam «formação inovadora» para MGF e Medicina Interna

Uma equipa de jovens cardiologistas lançou, há pouco mais de um mês, o projeto formativo Essential Courses, tendo já dois cursos agendados para março e abril.

O objetivo é “ajudar os colegas de Medicina Geral e Familiar (MGF) e de Medicina Interna (MI) a estarem atualizados na área das doenças cardiovasculares, através de cursos práticos e presenciais, bem como, de uma comunidade online”, afirma Gustavo da Rocha Rodrigues, diretor do Essential Courses.

Em declarações à Just News, o cardiologista no Hospital de Santa Cruz - Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (HSC-CHLO), explica que a ideia surgiu após muitas solicitações de médicos de família e de internistas:

“Percebeu-se que havia uma necessidade de se organizar cursos muito práticos, com discussão de casos clínicos do dia-a-dia, para auxiliar outras especialidades a terem uma maior confiança na abordagem do doente com patologia cardiovascular, cuja prevalência é muito elevada."


Gustavo da Rocha Rodrigues

Juntamente com outros cardiologistas, de vários hospitais públicos e privados, criaram o que consideram ser “um projeto inovador de cursos práticos”.

De acordo com o médico, “estas formações terão a duração de 5 horas, podendo ser realizadas em todo o país, tendo por base, inclusive, casos clínicos que os médicos de MGF e de MI possam estar a acompanhar no momento".

O grupo de participantes em cada ação será dividido em 4 mesas redondas de discussão, orientadas por um Cardiologista, sendo que, "no final, há um momento de avaliação e o formando recebe um certificado.”

Os primeiros cursos já têm data marcada, para 21 de março, em Lisboa, e 4 de abril, no Porto. As “Insuficiência Cardíaca” e “Arritmologia” foram as temáticas escolhidas.

Mais do que formação, "uma comunidade para debater casos clínicos"

Contudo, o projeto não vai ficar apenas pelas ações formativas. “Queremos criar uma comunidade online com o nosso site e redes sociais, para se poder partilhar conhecimentos, debater casos clínicos e ficar a par dos mais recentes estudos com impacto clínico e orientações nacionais e internacionais", adianta Gustavo da Rocha Rodrigues.

E arescenta: “Os doentes beneficiam sempre de uma abordagem multidisciplinar, contudo, face à escassez de recursos e a questões relativas à organização e logística, nem sempre é fácil estabelecer um contacto mais frequente entre a Cardiologia e a MGF e a MI. Com esta comunidade acabamos por facilitar a atualização de conhecimentos e essa interação entre especialidades.”

Além de Gustavo da Rocha Rodrigues, a equipa do Essential Courses conta ainda com os cardiologistas Sérgio Madeira, Salomé Carvalho e Nélson Vale (igualmente do HSC-CHLO), Tatiana Duarte (Centro Hospitalar de Setúbal), Ana Rita Francisco (Hospital Santa Maria – CHULN), Mariana Castro (Hospital da Luz Lisboa) e Sara Guerreiro (Hospital Lusíadas Lisboa).



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda