KRKA

Jornadas Internacionais de Estudos da Reprodução vão acolher sociedades latinas de MR

Pela primeira vez, a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR) e as Jornadas Internacionais de Estudos da Reprodução vão acolher as Sociedades Latinas de Medicina da Reprodução (SOLAMER). O evento decorre nos dias 15 e 16 de abril, no Hotel Marriott Praia D´El Rey – Óbidos, e, segundo Teresa Almeida Santos, presidente da SPMR, abordará os “assuntos mais atuais da área da Medicina da Reprodução, em que se registaram mais evoluções ou inquietações nos últimos tempos”, sendo esperados cerca de 200 participantes.

Questionada sobre as temáticas que estarão em debate, Teresa Almeida Santos começa por destacar uma mesa-redonda sobre o destino dos embriões excedentários que, segundo refere, é uma inquietação que permanece. O objetivo é procurar respostas, nomeadamente, “como evitar que haja mais embriões excedentários, como promover o processo da doação destes e quais são os obstáculos à decisão e realização da doação desses embriões”.

Em declarações à Women`s Medicine, refere que serão abordados outros temas, como a avaliação e o aconselhamento em infertilidade, ou seja, “dizer às pessoas, depois de uma avaliação sumária, que não há problema em esperar por uma gravidez ou que há alguns problemas que podem ter consequências na fertilidade, como a idade ou a qualidade do esperma”.

“O conceito de aconselhamento em fertilidade é cada vez mais importante, na medida em que as pessoas adiam a gravidez por cada vez mais tempo e, se não tiverem a noção de que a fertilidade diminui com a idade e que há fatores e doenças que podem contribuir para a infertilidade, serão apanhadas de surpresa por uma infertilidade de que não suspeitavam”, frisa.

Terá lugar uma conferência sobre o estado da arte de novas moléculas muito utilizadas em Ginecologia, os moduladores seletivos do recetor de estrogénio (SERM), que estará a cargo de P. Bouchard (Paris).

Discutir-se-á, também, a importância da idade da mãe e do pai na qualidade dos embriões, no desenvolvimento das crianças e até que ponto é que ela tem influência na sua qualidade de vida.

Na última edição de Women`s Medicine, que acaba de ser lançada, Teresa Almeida Santos faz ainda referência a outros temas que serão abordados no evento, como é o caso do estudo que avaliou atitudes dos portugueses face à fertilidade e técnicas de PMA.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda