KRKA

Jornadas de Psicologia do HVFX celebram o 1.º aniversário da criação do Serviço

Oficialmente criado em setembro de 2022, o Serviço de Psicologia Clínica e da Saúde do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), dirigido por Ana Garrett, vai realizar, nos próximos dias 14 e 15 de novembro, as suas 1.as Jornadas, subordinadas ao tema “A Psicologia na Saúde”.


Sendo o mais recente Serviço de Psicologia do SNS – onde esta valência estará assim organizada em menos de uma dezena de hospitais --, justifica-se, no entender da sua diretora, a participação ativa no evento de responsáveis de outros serviços congéneres: “Convidámos justamente esses colegas para aprendermos com eles e adquirirmos algum know how que nos permita fazer melhor.”

Ana Garrett é psicóloga do HVFX desde maio de 2014. A determinada altura, quando a instituição ainda era gerida pela José de Mello Saúde, no âmbito da parceria público-privada que existia, “começámos a juntar a equipa e a tentar estruturar tudo o que pretendíamos fazer no sentido de se criar o Serviço de Psicologia, aliás, no cumprimento do decreto que preconizava a sua constituição em meio hospitalar”.


Ana Garrett

Conselho de Administração ajudou à concretização do “sonho”

Com o regresso ao setor público, em junho de 2021, “tivemos a sorte de ter um Conselho de Administração que compreendeu o que nós gostaríamos de fazer e a forma como nos queríamos organizar. Acolheu muito bem a ideia de constituir o Serviço, que era um sonho que tínhamos e que acabou por se concretizar de uma forma muito célere”.

Optou-se então por não haver um espaço físico próprio do denominado Serviço de Psicologia Clínica e de Saúde, até porque os seus elementos desenvolvem a atividade em espaços físicos de diferentes setores do hospital, como a Pedopsiquiatria, a Psiquiatria de Adultos, a Oncologia e Paliativos, ou à área da Infância e Desenvolvimento, dentro da Pediatria.



“Encontramo-nos com muita frequência e realizamos as nossas reuniões duas vezes por semana. À terça-feira discutimos situações do Serviço e à sexta promovemos aquilo a que chamamos de educação continuada, em que cada um de nós vai apresentando um tema que seja interessante para os colegas”, explica Ana Garrett, que tem sob a sua coordenação um grupo de sete psicólogos.

“A população vai crescendo, as necessidades vão aumentando e somos poucos para atender a tudo aquilo que gostaríamos, até porque estamos muito próximos da comunidade. Acontece que, por vezes, não conseguimos realmente responder com a celeridade que desejávamos, mas a carência ao nível dos recursos humanos é uma realidade, como se sabe, transversal a todo o SNS”, afirma.



A vontade de dar continuidade ao projeto das Jornadas

Foi em janeiro de 2023 que a equipa começou a pensar mais a sério na realização das Jornadas, que, aliás, são designadas as 1.as porque “pretendemos dar continuidade ao projeto”, reconhece Ana Garrett. Tal como se deseja manter uma relação o mais estreita possível com entidades da área de influência do HVFX, como as autarquias e os Cuidados de Saúde Primários.

Para a psicóloga, “é uma relação que nós privilegiamos imenso, porque necessitamos uns dos outros, e se nos conseguirmos complementar só temos todos a ganhar, em particular os nossos utentes”.


A Comissão Organizadora das 1.as Jornadas do Serviço de Psicologia Clínica e da Saúde do HVFX, que é formada pelos seus oito psicólogos




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda