Cepheid Talks

Jornadas de Pediatria nos Açores com o foco na formação em maus tratos às crianças

Organizadas pelos Amigos da Pediatria da Ilha Terceira, as II Jornadas Açorianas de Pediatria realizam-se nos dias 18 e 19 de junho, em Angra do Heroismo, no Hotel do Caracol, e a 22 de junho, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta.

Além da participação de vários profissionais do Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, a reunião conta com a intervenção de especialistas de outras entidades e unidades hospitalares, nomeadamente do Centro Hospitalar do Funchal,   Instituto  de  Biologia  Molecular e Celular da Universidade do Porto,  Hospital Prof. Doutor  Fernando Fonseca, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Centro Hospitalar de São João, Instituto de Medicina Molecular,  Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O primeiro dia do evento é dedicado à realização de workshops sobre "Dermatologia: Noções básicas. Da infância à adolescência" e "Formação em maus tratos às crianças e jovens". Decorre ainda um curso prático, dirigido a pais, sobre as birras das crianças, com esclarecimentos sobre os "desvios da normalidade" e o "porquê das birras".

O tema dos maus tratos às crianças merece, por parte da comissão organizadora, especial atenção, sendo promovida uma ação de formação da parte da manhã e da tarde e voltando a ter lugar no terceiro dia das jornadas, sendo mesmo o único tópico do programa desse dia. Neste workshop são abordados aspectos como os sinais e sintomas físicos e comportamentais; os contextos de risco (mau trato físico, abuso sexual, abuso emocional,  bullying, entre outros), o papel das equipas multiprofissionais e o trabalho em rede; a atitude prática perante uma suspeita de mau trato em contextos escolar, hospitalar e legal.

Dia 19 de junho, sexta-feira, através de diversas conferências, estarão em discussão questões como os "Rastreios em Pediatria", "Infeção neonatal a Streptococcus do grupo B na era do rastreio  e da quimioprofilaxia", "Alergia às proteínas do leite de vaca", "Estabilização do doente crítico num hospital periférico", "Avaliação do risco cardiovascular no desporto e obesidade".

Contacto: amigosdapediatria@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda