KRKA

Cintramédica organiza Jornadas para médicos de família com o foco na intervenção multidisciplinar

Ao fim de 7 anos, a Cintramédica volta a convidar os internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar para participar nas suas Jornadas, que se realizam desta vez no Penha Longa Resort, no final deste mês, e cuja inscrição é gratuita.

"Este é, sem dúvida, um momento importante para a Cintramédica", afirma Carlos Marques, administrador do Grupo, lembrando que, em 2017, no final da primeira edição, "recebemos um feedback muito positivo de todos os participantes, pelo que tivemos sempre vontade de repetir a iniciativa, mas outras prioridades foram surgindo".

O evento chegou até a estar previsto realizar-se em 2020, "mas entretanto aconteceu uma pandemia que nos fez a todos focar noutras áreas e, nos dois últimos anos, a Cintramédica tem-se concentrado na abertura de novos espaços e no desenvolvimento de ferramentas digitais".


Carlos Marques

Em entrevista à Just News, o responsável esclarece que, precisamente devido ao crescimento do Grupo Cintramédica, as jornadas são dirigidas "aos médicos de todos os ACES que fazem parte da nossa área de influência, desde Lisboa Ocidental, Cascais, Oeste Sul e, obviamente, Sintra".

E esclarece que, se é certo que a Cintramédica nasceu em Sintra, "hoje temos clínicas de diagnóstico e postos de colheitas em 5 concelhos da área Metropolitana de Lisboa. Temos uma forte presença no concelho de Sintra, mas também em Mafra, além de duas novas clínicas em Lisboa e uma em São João do Estoril."



"Estamos habituados a uma intervenção multidisciplinar"

Estas 2.as Jornadas organizadas pela Cintramédica são dedicadas à importância da intervenção multidisciplinar e, naturalmente, não é por acaso, como explica Carlos Marques: "Na Cintramédica existe uma partilha de informação entre as várias especialidades e valências clínicas", dando um  exemplo prático:

"É comum um médico de especialidade requisitar análises clínicas ao nosso Laboratório com determinadas especificações. A comunicação entre o Laboratório e os médicos especialistas é constante, assim como na Radiologia e em outras áreas."

O responsável faz questão de reforçar a ideia, afirmando que todos os profissionais do Grupo "estão habituados a uma intervenção multidisciplinar, como é natural numa instituição onde convivem várias especialidades. Infelizmente, a comunicação entre os cuidados de saúde primários e as várias especialidades no serviço público não é tão ágil como, se calhar, alguns médicos e utentes desejariam."

Assim, está convicto de que a reunião que realizam este mês será mais um contributo para "uma prática clínica mais assertiva e eficaz no tratamento das várias patologias ou na referenciação dos casos que assim o exijam, o que pode fazer a diferença para a saúde de muitas pessoas".


Carlos Marques e Cristina Marques, os fundadores do projeto Cintramédica

"Conhecemos bem a realidade das unidades de saúde pública do nosso concelho"

Segundo Carlos Marques, com a realização deste evento, pretende-se também promover "a comunicação entre os cuidados primários e de proximidade e especialistas com vasto trabalho científico e experiência clínica".

E é com evidente orgulho no trabalho realizado ao longo dos anos que afirma que "a Cintramédica tem no seu ADN uma prestação de cuidados médicos de proximidade, uma vez que há quase 20 anos que temos vindo a investir em serviços de saúde no concelho, muitas vezes em contra-ciclo com o investimento público das últimas duas décadas. Conhecemos bem a realidade das unidades de saúde pública do nosso concelho, muitas com uma dezena de médicos para mais de 70 mil inscritos."

Assim, considera importante "fornecer informação e conhecimento que possa melhorar a prática clínica dos médicos de Medicina Geral e Familiar, contribuindo para o bem-estar e para a saúde das mesmas pessoas que reconhecem na Cintramédica uma referência em saúde".

Um projeto que tem vindo a crescer e que tem, atualmente, "mais de 200 médicos e profissionais de saúde a trabalhar de modo constante em mais de 50 consultas de especialidade médica e não médica, juntamente com mais de 4 centenas de profissionais que garantem o atendimento e a qualidade dos nossos serviços junto dos clientes".


Elementos da Administração do Grupo Cintramédica: Ricardo Marques (Direção de Marketing e Comunicação, Inês Stilwell (Coordenação de Laboratórios), Francisco Stilwell (Direção de Infraestruturas), Carlos Marques (Administrador e Direção Técnica de Laboratórios, Cristina Marques  (Administração e Coordenação Científica), Miguel Alves (Gestão de Tecnologias de Informação)


Evento presencial e com período de inscrição alargado

O administrador do Grupo Cintramédica faz ainda questão de salientar o facto das jornadas, que se realizam dia 24 de fevereiro, serem em formato presencial. Reconhecendo que "os eventos online são muito úteis hoje em dia, uma vez que poupam recursos, tempo e fomentam a partilha de conhecimento e informação", considera, no entanto, que "é diferente ser presencial".

E acrescenta: "As pessoas ficam a conhecer-se, ou acabam por rever colegas. Hoje em dia, as pessoas já não vão tanto ao encontro umas das outras. E se encontrarem tempo e disponibilidade para virem num sábado de manhã às Jornadas da Cintramédica a Sintra, com certeza não se vão arrepender!"

Além das sessões científicas, o evento inclui o almoço e tem um propósito claro. "A informalidade entre pares é um sinal de confiança. Se no decorrer das Jornadas a comunicação e a partilha de experiências entre médicos de várias especialidades acontecer de forma natural, acho que podemos dizer que foi um sucesso!"

Carlos Marques sublinha ainda que as inscrições foram entretanto alargadas "por mais uma semana, até dia 16 de fevereiro", mantendo-se gratuitas: "Quisemos fazer as Jornadas sem fee de inscrição, porque não queremos colocar um preço na partilha de conhecimento a médicos que constituem a primeira linha de diagnóstico para a generalidade da população. Na nossa perspetiva, é uma forma de retribuir o seu trabalho, ao mesmo tempo que nos damos a conhecer."

As Jornadas Cintramédica são "especialmente dirigidas a todos os médicos de Medicina Geral e Familiar que queiram ouvir especialistas de Cardiologia, Endocrinologia e Gastrenterologia sobre a construção de um diagnóstico de várias patologias, infelizmente, comuns na prática clínica".

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda