Cepheid Talks

João Pimentel é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia

O chefe de serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assumiu, há dias, a presidência da Sociedade Portuguesa de Cirurgia (SPCIR) para o biénio 2018-2020, sucedendo a Eduardo Barroso no cargo. A tomada de posse ocorreu na sessão de encerramento do XXXVIII Congresso Nacional de Cirurgia.

Em declarações à Just News, João Pimentel afirma que a atual Direção pretende que a “SPCIR continue a ser uma sociedade científica para todos os cirurgiões”, mantendo padrões de "elevada qualidade" nas vertentes de investigação, de formação e social (divulgação de conhecimento quer para a comunidade cirúrgica, quer para o público em geral).



Questionado sobre os projetos para o biénio que agora começou, o novo presidente da SPCIR adianta, em primeiro lugar, que o formato do Congresso Nacional, “ponto alto da atividade da Sociedade”, será mantido, dado o seu sucesso.

Maior acompanhamento na formação dos internos

Prosseguindo, o cirurgião refere que uma das pretensões é que os capítulos da SPCIR assumam, de “forma clara”, a realização de ações formativas para os internos de especialidade. Segundo refere, “já existem algumas formações, mas ainda nem todos os capítulos o fazem”.

É igualmente intenção manter as reuniões “Um dia, um tema”, que versam sobre diversas patologias do foro cirúrgico, bem como “atribuir um papel fundamental na criação e atribuição de bolsas formativas, acarinhar os internos de especialidade de Cirurgia Geral e incentivá-los a publicar mais”.

A atual Direção quer ainda fomentar a realização e publicação de "estudos prospetivos, randomizados e multicêntricos e alargar os registos nacionais a várias patologias oncológicas, que até agora só existem para o cancro do reto".



É igualmente objetivo dinamizar a Revista Portuguesa de Cirurgia, aproveitando o site da SPCIR, implementando uma área reservada aos sócios, de modo a possibilitar o acesso a conteúdos que não podem acessíveis ao público em geral.

Outro aspeto que a atual Direção considera fundamental é a acreditação dos “inúmeros eventos científicos anualmente realizados”. “Consideramos que a SPCIR deve ter um modelo que, de forma racional, avalie as iniciativas, calendarizando-as e evitando a repetição de temas”, aponta.

É também intenção “acarinhar” ainda mais as relações com o Colégio de Especialidade de Cirurgia da Ordem dos Médicos, com a organização conjunta de ações de formação, como já tem acontecido. Pretende, igualmente, incentivar e reforçar as relações com outras organizações e grupos de estudo nacionais e sociedades científica estrangeiras.



Segundo o novo presidente da SPCIR, a nova Direção irá pugnar "por participar na elaboração de políticas de saúde que envolvam a Cirurgia Geral". Na sua opinião, a especialidade atingiu “patamares excelentes de qualidade científica e prática”, que se igualam ao que se faz a nível europeu. “Pretendemos que o nível se mantenha ou, nos casos em que possa haver melhoria, que a SPCIR possa dar o seu contributo”, sublinha.

Fazer da SPCIR “um ponto de atração”

Os novos órgãos diretivos da SPCIR são constituídos por cirurgiões de Norte a Sul do país, “com diversos níveis de diferenciação e atuação, alguns já com experiência em anteriores direções, outros que se estreiam agora”.

João Pimentel salienta que a Sociedade quer "incluir todos os cirurgiões" que, por algum motivo, se afastaram um pouco mais da Sociedade, fazendo com que a considerem “um ponto de atração”.



O novo presidente da SPCIR licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1976, tendo-se doutorado em Medicina (Cirurgia) em 1997. Além de chefe de serviço de Cirurgia Geral do CHUC, João Pimentel é professor associado com agregação em Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Recentemente, presidiu à Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (2014-2016).

Na SPCIR, o cirurgião já assumiu diversos cargos nos corpos diretivos, desde vogal a vice-presidente.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda