KRKA

Jaime Correia de Sousa retratado no Jornal Médico deste mês

A atual edição do Jornal Médico dedica o cartoon deste mês a Jaime Correia de Sousa, coordenador do GRESP, Grupo de Doenças Respiratórias, um Núcleo da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Nesta mesma edição é publicado um Dossier Respirar, que conta com a colaboração de duas dezenas de membros do GRESP.

Para Jaime Correia de Sousa, o "conjunto de textos constantes deste Dossier Respirar demonstra o vigor e espírito de iniciativa deste núcleo da APMGF e deixa antever um futuro com cada vez maior protagonismo no estudo, formação e investigação sobre doenças respiratórias em CSP".




Jaime Correia de Sousa é professor associado convidado e coordenador da área de Saúde Comunitária da Universidade do Minho e médico de família na USF Horizonte, Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Nasceu em 1955, no Porto. É casado e pai de três filhos. Licenciou-se em Medicina pela FMUP, em 1978, tendo frequentado o Internato Geral de janeiro a dezembro de 1979, no Hospital Geral de Santo António, no Porto.

Em março de 1983, optou pela carreira de Clínica Geral, tendo sido colocado no Centro de Saúde da Ponta do Sol, na Região Autónoma da Madeira. Em janeiro de 1984, iniciou funções no Centro de Saúde de Leça da Palmeira, onde permaneceu até outubro de 1990.

Em 1999, acabou o curso de mestrado em Saúde Pública pela Universidade do Porto, especialidade de Epidemiologia. Em 2011, conclui o doutoramento em Medicina, pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Atualmente, preside à Assembleia-Geral da APMGF, é membro do Board e do Subcomité de Investigação do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG) e faz parte da Comissão de Boas Práticas Clínicas da Direção-Geral da Saúde. Orienta vários médicos internos, tem ampla bibliografia nesta área e participa ativamente em conferências, inclusive em workshops anuais na Eslovénia, no âmbito da Academia Europeia de Professores de Medicina Familiar. Foi diretor do Centro de Saúde de Ermesinde, do Instituto de Clínica Geral da Zona Norte e da Revista Portuguesa de Clínica Geral.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda