KRKA

São mais de mil os desfibrilhadores automáticos externos disponíveis em locais públicos

Portugal tem atualmente 1.006 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) licenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Aeroportos, centros comerciais, hipermercados, bancos, aeronaves, casinos, e unidades hoteleiras são alguns dos locais onde podem encontrar-se desfibrilhadores. Desde setembro de 2014, a legislação tornou mesmo obrigatória a disponibilização deste equipamento em diversos locais públicos.

Em comunicado, o INEM explica que o decreto lei 188/2009 de 12 de agosto veio estabelecer as regras a que se encontra sujeita a prática de desfibrilhação automática externa por pessoal leigo em ambiente extra-hospitalar, e definiu que dependem de licença do INEM a instalação e utilização de equipamentos de DAE em:
- Ambulâncias de Socorro ou Transporte tripuladas por operacionais não pertencentes ao INEM;
- Em Locais de Acesso ao Público.

Desde 2009 que o INEM promove a adesão de Empresas e Instituições ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa. Este projeto "tem verificado um franco desenvolvimento, fruto também do empenho e preocupação de empresas e/ou instituições que, com elevada responsabilidade social, consideram o acesso à desfibrilhação automática externa como uma importante mais-valia no reforço da Cadeia de Sobrevivência no nosso país", é referido no comunicado.

O INEM recorda ainda que fora do âmbito dos Programas de DAE licenciados, circulam em Portugal 616 veículos equipados com este equipamento. Tratam-se de viaturas próprias do INEM (149) e ambulâncias disponibilizadas e operadas por Corporações de Bombeiros e Núcleos da Cruz Vermelha Portuguesa (467), incluídas no Programa de DAE do INEM.

O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax da vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico. Este equipamento analisa o ritmo do coração, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados, e indica ou não a administração de um choque segundo um algoritmo pré-definido.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda