Cepheid Talks

Já arrancaram as obras de ampliação do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou obras de requalificação e ampliação do Serviço de Anatomia Patológica, que envolverão também a instalação do Gabinete Médico-Legal. Estima-se que as obras, cujo investimento ronda os dois milhões e 700 mil euros, fiquem concluídas até ao final de 2023.

O espaço até agora ocupado pelo Serviço de Anatomia Patológica, situado no piso-1 do Hospital, será, assim, "alvo de uma intervenção profunda". De um lado ficará o Gabinete Médico-Legal e do outro o serviço hospitalar, ligados por um corredor. O espaço será alargado com a criação de gabinetes que serão construídos na parte lateral à urgência pediátrica.

"Melhorar a qualidade e a rapidez do diagnóstico"

De acordo com o HDS, além da "tão aguardada instalação do Gabinete Médico Legal", a requalificação do Serviço de Anatomia Patológica permitirá "melhorar a qualidade e a rapidez do diagnóstico e, consequentemente, a terapêutica dos utentes do HDS, principalmente a dos doentes oncológicos".



A requalificação e ampliação das instalações irá "traduzir-se na criação de diversas áreas, nomeadamente administrativa, laboratorial/técnica, logística, de pessoal, de autópsias/casa mortuária e de perícias médicas".

A unidade hospitalar anuncia ainda que o objetivo deste investimento passa por "tornar o Serviço de Anatomia Patológica num Centro de Excelência de todo o distrito de Santarém na área Anátomo-Patológica, com uma abrangência de mais de 400 mil utentes, duplicando a área atual".

Este projeto resulta de uma candidatura aprovada pelo Programa Alentejo2020, que financiou 85% do valor total.

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda