KRKA

Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado organiza IX Jornadas em Almada

O Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) organiza, nos dias 2 e 3 de outubro, as suas IX Jornadas, que terão lugar no Hotel Aldeia dos Capuchos, na Costa de Caparica.

O programa do evento ainda está a ser preparado, mas Fátima Campante, responsável pela organização das jornadas e diretora do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, adiantou à Just News, no decorrer do XXI Congresso Nacional de Medicina Interna, alguns dos temas que estarão em debate. Assim, serão realizadas conferências e mesas-redondas subordinadas a temas tão diversos como o nódulo hepático, fígado gordo, hepatites crónicas B e C ou hipertensão portopulmonar. As jornadas contarão ainda com uma mesa-redonda sobre hipertensão portal e uma conferência dedicada à hemocromatose.

Confirmadas estão já as presenças de especialistas de todo o país para moderar e debater problemáticas relacionadas com o fígado. Fátima Campante será moderadora da mesa-redonda sobre hepatite crónica C, em parceria com Rui Perdigoto (Lisboa). O debate sobre a hipertensão portal será conduzido por Alfredo Pinto (Viana do Castelo) e Adriano Cardoso (Guarda).

Fátima Campante aponta como principais temas de reflexão a terapêutica da hepatite C. “Há fármacos que fazem muita falta e que não estão aprovados”, refere, acrescentando que o sofosbuvir permite tratar todos os genótipos, mas sozinho é insuficiente. “O daclatasvir era um dos fármacos que precisávamos muito, especificamente para o genótipo 3”, defende.

Outro tema que vai estar no centro do debate das jornadas é a própria relação entre a hepatologia e a Medicina Interna. O estudo do fígado tem sido desenvolvido com o empenho de muitos internistas, mas a hepatologia não é reconhecida para eles enquanto subespecialidade e competência.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda