Investigadora pioneira no transplante de útero vem a Portugal

Randa Akouri, uma das investigadoras responsáveis pelo primeiro transplante de útero humano, vai ser oradora da 6ª edição do Annual International Medical Students Meeting (AIMS Meeting), um evento anual que promove a formação científica e humana de futuros médicos.

“Vamos ter a oportunidade única de compreender uma investigação de sucesso que conseguiu proporcionar a maternidade a mulheres que não conseguiam engravidar", explica Nelson Descalço, coordenador da comissão organizadora do evento. Salienta ainda: "Estamos a falar de mulheres que nasceram sem útero, que sofriam de síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser (MRKH), uma anomalia congénita que afeta uma em cada 4500 mulheres, e de mulheres que se viram obrigadas a remover o útero devido ao cancro do colo do útero”.

De acordo com Mariana Constante, também coordenadora da iniciativa, “ouvir um investigador a falar sobre um projeto que desenvolveu é uma experiência muito mais enriquecedora e profunda do que as leituras sobre o tema” e acrescenta que este evento “é uma oportunidade única para os estudantes estarem frente a frente com investigadores de topo como é o caso da Randa Akouri”.

Este ano, entre as principais temáticas a serem desenvolvidas no congresso, estão a Gastrenterologia, Medicina Intensiva, Transplantação e Medicina Personalizada. Os alunos podem também participar em workshops, palestras, competições de raciocínio clínico e científico e apresentações de trabalhos de investigação.

O evento é organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e conta com o apoio institucional da Presidência da República Portuguesa e do Ministério da Educação e Ciência. A vertente social do AIMS Meeting conta com a participação de instituições como a Assistência Médica Internacional (AMI), o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) e a Comunidade Vida e Paz.

A Comissão de Honra do AIMS Meeting é constituída por António da Cruz Serra (Reitor da UL), José Fernandes e Fernandes (Diretor da FMUL); Fausto Pinto (Diretor do Serviço de Cardiologia do CHLN; Presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia e Presidente da Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da UL); Maria do Céu Machado (Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria), Maria do Carmo Fonseca (Presidente do IMM), Jonathan Howard (Diretor do Instituto Gulbenkian Ciência), António Parreira (Diretor Clínico do Centro Clínico da Fundação Champalimaud) e José Manuel Silva (Bastonário da Ordem dos Médicos).

Para mais informações: http://aimsmeeting.org/

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda