Cepheid Talks

Investigação em Mieloma Múltiplo: Bolsa de 15 mil euros apoia projetos nacionais

Até dia 31 de maio estão abertas as candidaturas à 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo, no valor de 15 mil euros. A iniciativa é da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e conta com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. 

Esta Bolsa de Investigação tem como objetivo "promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte numa doença hemato-oncológica rara, sem cura até ao momento - o mieloma múltiplo". 

De acordo com o regulamento, os projetos de investigação podem ser realizados por investigadores nacionais ou estrangeiros com exercício em instituições portuguesas, sendo encorajada a colaboração e parceria entre várias instituições, bem com a interdisciplinaridade". Todas as candidaturas devem ser formalizadas para o e-mail bolsas@apcl.pt, até às 24 horas de dia 31 de maio de 2023.



Mais candidaturas, de ano para ano

Segundo Manuel Abecasis, presidente da APCL, "a Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo tem permitido apoiar grupos de investigadores que de outra forma teriam muita dificuldade em desenvolver os seus projetos de investigação clínica".

Assim, de acordo com o responsável, "iniciativas deste género são cada vez mais importantes no sentido de estimular o interesse pela investigação, contribuindo para encontrar novas respostas que atendam às necessidades destes doentes. Para a APCL tem sido extremamente gratificante estar na génese desta iniciativa, pelo número crescente de candidaturas que temos vindo a receber de ano para ano, e também pela excelência e pertinência dos trabalhos que se candidatam".

"Resultados podem trazer ganhos para o doente"

Para João Raposo, presidente da SPH, "o contributo que esta iniciativa tem trazido para a produção científica nacional, enquanto apoio a projetos de investigação em curso ou planeados, é inegável".

Salienta ainda o facto de "estarmos a tratar de uma patologia rara da área da hemato-oncologia, com um elevado índice de mortalidade associado". Ou seja, "é sempre com grande expetativa que recebemos estes trabalhos em que nos apresentam investigações cujos resultados podem trazer ganhos para o doente, seja a nível do tratamento ou da qualidade de vida".

Tiago Amieiro, diretor-geral da Amgen Biofarmacêutica, partilha o entusiasmo pela iniciativa: "Tendo em conta o impacto alcançado em edições anteriores, é um enorme orgulho para a Amgen fazer parte desta iniciativa há sete anos consecutivos, onde se espelha não só a qualidade e excelência dos projetos desenvolvidos, mas também a fulcral importância da promoção e do financiamento de mais e melhor conhecimento ao serviço dos doentes."

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda