KRKA

Investigação clínica: iniciativa debate «condução de ensaios e estudos clínicos»

“Adquirir ferramentas que permitam otimizar o desempenho durante a condução de ensaios e estudos clínicos” é o que a organização do curso “Clinical research: what’s it all about? – A focused training for busy investigators and study teams” promete a todos os participantes.

Acreditada pela Ordem dos Farmacêuticos e pela European Accreditation Council for Continuing Medical Education, esta iniciativa dirige-se a todos os profissionais de saúde com interesse na área, desde investigadores, farmacêuticos, médicos, enfermeiros ou coordenadores de estudo, "com ou sem experiência na investigação clínica".

"Dotar os participantes de todos os fundamentos da boa prática clínica"

Caracterizado por uma "forte componente prática e interativa", este curso, que assinala já a sua oitava edição, trará para debate aspetos operacionais e regulatórios, "procurando dotar os participantes de todos os fundamentos da boa prática clínica, ao mesmo tempo que amplia os seus conhecimentos a nível de procedimentos e metodologias na investigação clínica".




Com um painel de formadores com vários anos de experiência em Investigação Clínica, esta iniciativa é organizada pela Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AIDFM), em colaboração com o Gabinete de Apoio à Investigação Cardiovascular (GAIC) e o Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL).

A Direção do Curso está a cargo de Francisca Patuleia Figueiras e de Inês Zimbarra Cabrita. O facto de ambas terem sido investigadoras e coordenadoras de estudos em ensaios clínicos leva a que estejam particularmente atentas às necessidades e interesses dos participantes.  


Francisca Patuleia Figueiras e Inês Zimbarra Cabrita

Em declarações à Just News, Inês Zimbarra Cabrita, chief operations officer da CETERA, recorda que o curso foi concebido com um propósito muito claro:

"Contribuir para que as equipas de investigação (desde os investigadores aos enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica e coordenadores de estudos) fiquem treinadas e devidamente informadas de todos os procedimentos e atuais exigências relativas aos estudos e ensaios clínicos (todas as especialidade) de forma a que possam otimizar a sua performance e responder às necessidades dos promotores, sejam estes académicos ou da indústria."

As inscrições estão abertas até dia 1 de outubro e o programa pode ser consultado aqui. O Curso decorrerá em formato online, através da plataforma zoom.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda