Inovação em microbioma e probióticos: Reunião científica sobre a evidência científica atual

Dia 14 de maio de 2026 realiza-se, em Lisboa, no Anfiteatro Agostinho da Silva, da Universidade Lusófona, a 3.ª Reunião Científica da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP), tendo como lema: "Microbioma: Relação com os principais Eixos Sistémicos e Impacto na Prática Clínica".

O encontro, de inscrição gratuita, vai reunir "especialistas de diferentes áreas da saúde para uma reflexão científica rigorosa e baseada na evidência sobre o papel do microbioma nos principais processos fisiopatológicos e na tomada de decisão clínica".

A Comissão Organizadora destaca a relevência do evento, lembrando que "a evidência científica atual demonstra que a integridade da barreira intestinal, a composição da microbiota e os metabólitos microbianos desempenham um papel determinante na resposta inflamatória, na modulação imunitária, no metabolismo hormonal e nos resultados reprodutivos".  

Temas a abordar:

·     Microbioma: Eixo de defesa, regulação e inflamação

·     Microbioma e Imunidade Sistêmica ao longo da vida

·     Eixo Intestino–Pulmão: O papel do Microbioma na Doença Respiratória

·     Eixo Intestino–Metabolismo: Inflamação e Obesidade

·     Microbioma e Fertilidade: Evidência Atual e Implicações na PMA

·     Pós-Bióticos na Modulação do Eixo Intestino–Imunidade: aplicações alimentares

·     Fermentados e Consórcios Microbianos: Evidência Clínica na Manutenção da Eubiose Intestinal

·     Microbioma na Prática Clínica: Integração Baseada na Evidência

·     Eixo Intestino–Mama: Microbioma e Cancro da Mama

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda