KRKA

Utilizar dados de saúde para a investigação e inovação: FMUP acolhe «debate alargado»

A Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acolhe, dia 24 de janeiro de 2020, uma iniciativa sobre a "reutilização de dados de saúde para a investigação e inovação com a participação de personalidades e entidades de alto nível", afirma João A Fonseca.

O propósito global da reunião é claramente arrojado e passa por provocar "uma mudança profunda na forma como os diferentes stakeholders atuam nesta área de ´big data` em saúde em Portugal".

"Julgo que será uma iniciativa de grande importância", sublinha o médico, que dirige o Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS), órgão que integra a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e que é responsável pela organização do evento.

 
João Almeida Fonseca
 
Em declarações à Just News, o especialista destaca a pertinência e atualidade do tema, recordando que, "nesta nova década, as decisões e políticas em saúde necessitam cada vez mais e melhores de dados" e que, por outro lado, "na saúde tem sido criado um conjunto impressionante de bases de dados, mas que têm sido insuficientemente utilizadas".

Assim, o diretor do MEDCIDSO salienta que "o potencial destes dados é enorme e, no contexto dos recursos e necessidades que temos, não pode ser desperdiçado", acrescentando: "É urgente um debate alargado que resulte em propostas concretas sobre a reutilização dos dados produzidos no setor da saúde para a investigação e inovação."



João Almeida Fonseca esclarece ainda os objetivos mais específicos da reunião:

"Ser o momento central da elaboração de um documento colaborativo que identifique a análise SWOT (as forças, fraquezas, oportunidades e riscos) da reutilização de dados para investigação e inovação em saúde no que se refere a:
(1) acesso e segurança,
(2) qualidade de dados e integrações,
(3) sustentabilidade económica."

Na organização da reunião participam também o Centro Hospitalar Universitário S. João e a unidade de investigação Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde - CINTESIS.

O programa pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda