KRKA

Infeções virais respiratórias: Focus On permite aos profissionais uma «visão holística»

Já arrancou o Focus On dedicado a infeções virais respiratórias. O curso, que conta com a intervenção de mais de duas dezenas de especialistas, "vem tentar colmatar algumas lacunas no conhecimento dos profissionais de saúde sobre infeções virais respiratórias", afirma Susana Castro Marques, diretora médica da Pfizer Portugal.

Em declarações à Just News, a responsável revela que o sucesso do projeto passa também muito pela própria apresentação dos conteúdos, sendo que, "através de vídeos, quer-se interessante o suficiente para atrair os participantes à temática apresentada, mas prioritizando sempre o foco e rigor que se exige do curso".

Faz ainda questão de destacar que estes aspetos, "aliados ao facto do curso poder ser feito ao ritmo que o participante escolhe, permite dar o tempo necessário a cada um para ver, estudar e utilizar os materiais de apoio (manual e powerpoint da apresentação) para rever os conteúdos como achar mais vantajoso".


Susana Castro Marques


Uma questão de Saúde Pública


O impacto das infeções respiratórias nos doentes com comorbilidades é um dos temas dos módulos, o que facilmente se percebe, uma vez que a população portuguesa é das mais envelhecidas da União Europeia "e isso traz, claro, consequências tanto para a saúde das próprias populações, como para os sistemas de saúde".

Susana Castro Marques lembra que "a imunossenescência que surge progressivamente com o aumentar da idade, associada à perda de capacidades físicas, musculatura respiratória, entre outros fatores, torna esta população particularmente suscetível a maus desfechos associados a este tipo de infeções".   

Assim, e "reconhecendo esta fragilidade perante infeções virais respiratórias, que possam comprometer a sua saúde e mesmo por em risco a sua vida, não nos fazia sentido que não houvesse um módulo dedicado a esta população".

No entanto, a recente pandemia veio relembrar o elevado peso que os vírus respiratórios podem ter na saúde pública, indica Susana Castro Marques:


"Enquanto previamente eram apenas preocupação para grupos de muito elevado risco, nomeadamente imunocomprometidos ou doentes hemato-oncológicos, hoje em dia passaram a ser uma preocupação para toda a população, sobretudo aqueles que, mesmo não sendo imunocomprometidos, são mais frágeis."

O "papel crucial" de enfermeiros e farmacêuticos

Uma das particularidades do curso FOCUS ON dedicado às infeções virais respiratórias é o facto de ter dois módulos dedicados ao papel quer do enfermeiro, quer do farmacêutico, pois "a abordagem ao doente, em qualquer circunstância, não se faz exclusivamente pelo médico".

A responsável da Pfizer salienta que "a equipa que aborda o doente, desde a abordagem inicial, diagnóstico e tratamento, é sempre multidisciplinar e envolve sempre enfermeiros e farmacêuticos. Indo ainda mais longe, e falando nas estratégias de prevenção da doença, estes profissionais desempenham um papel crucial na vacinação dos doentes com indicação para tal."

Ou seja, "por todas estas razões, não seria adequado deixar de fora estes grupos profissionais, podendo através dos respetivos módulos perceber os diferentes contextos em que atuam, no que às infeções respiratórias virais diz respeito", afirma a diretora médica da Pfizer Portugal.



O contributo da diversidade para "uma visão holística desta temática"


Outra das características do curso é o facto de contar com um grupo de formadores com grande experiência e de diversificadas áreas, conforme explica Susana Castro Marques:

"Ter profissionais de saúde de vários grupos profissionais, assim como membros da academia, era para nós fundamental, assegurando uma visão holística desta temática".

Na sua opinião, o papel dos investigadores, dos diferentes profissionais de saúde e da indústria são complementares e estão focados no mesmo objetivo, ou seja, "garantir que as pessoas têm os melhores medicamentos, vacinas e cuidados possíveis".

Podem ser consultadas mais informações sobre o curso em: 
focusonvirus.com



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda