KRKA

Infeções por Bactérias Multirresistentes: Prazo de inscrições no Focus On «teve de ser alargado»

A 1.ª edição do Focus on: Infeções por Bactérias Multirresistentes, um curso promovido pela Pfizer e dedicado a oferecer formação atualizada nesta área a profissionais de saúde, continua a despertar um grande interesse, mesmo tendo sido lançado já em julho.

Se, a 21 de setembro, tinham sido já ultrapassadas as 1.800 inscrições. Hoje, três semanas depois, Susana Castro Marques, diretora médica da Pfizer Portugal, revela, com evidente satisfação, os números atualizados:

"Contamos com mais de 2.600 inscrições, o que é algo extremamente gratificante. A aceitação desta atividade formativa superou, de facto, as nossas expectativas e motiva-nos a continuar a investir neste tipo de programas formativos."

A responsável faz questão de agradecer a todos os profissionais "a confiança depositada no departamento médico, assim como o desafio (lançado por muitos participantes) de desenvolvermos futuras edições deste curso na área das resistências aos antimicrobianos".

Assim, face a este cenário e ao "crescente interesse" de tantos profissionais, a responsável adianta que o prazo para efetuar a inscrição, que deveria ter encerrado a 8 de outubro, "foi estendido até dia 10 de novembro, pois sentimos assim a responsabilidade em prolongar esta formação atualizada, tão transversal aos serviços de saúde hospitalares e comunitários".


Susana Castro Marques

"Um problema com um grande impacto na saúde pública"

Além do patrocínio científico de várias associações e sociedades científicas que são referência no campo das doenças infeciosas, com importante trabalho desenvolvido, esta edição do Focus On conta também com o apoio de outras entidades, como é o caso da ANMSP - Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

Susana Castro Marques sublinha precisamente que "a resistência aos antimicrobianos e, em particular, as infeções por bactérias multirresistentes são um problema com um grande impacto na saúde pública".

Nesse sentido, recorda que o curso oferece um módulo focado na "epidemiologia e na evolução nacional e global deste fenómeno emergente e envolvemos especialistas em saúde pública na sua conceção".

Quanto aos especialistas em saúde pública, nomeadamente, médicos, não há dúvida quanto ao seu papel: "São fulcrais na monitorização e definição de planos de ação que tenham como objetivo mitigar a resistência aos antimicrobianos."

Complicações que podem culminar nos cuidados intensivos


A importância do tema fica evidente também pelo facto de uma das sociedades científicas que apoia esta formação ser precisamente a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

"As infeções causadas por qualquer agente multirresistente comportam um risco superior de complicações. Estas podem ser suficientemente graves e culminar com a admissão do doente numa unidade de cuidados intensivos", afirma Susana Castro Marques, acrescentando:

"A formação e atualização de profissionais de saúde que trabalhem nesta área é crucial e, nesse sentido, contamos também com o reconhecimento da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos."

"Todos os formadores responderam com grande empenho a este desafio"

E quanto aos 14 formadores que foram convidados para o Focus On? "Todos abraçaram com entusiasmo este projeto! Todos os formadores responderam com grande afinco e empenho a este desafio que culminou com a geração de vários materiais educativos."

Susana Castro Marques faz questão de lembrar que "foi um verdadeiro trabalho de equipa e uma ´pequena` maratona. Acreditamos que podemos contar com todos eles para outros projetos no âmbito da área da resistência aos antimicrobianos e claro, em próximas edições deste Focus On."



Um manual que serve de apoio

A diretora médica da Pfizer Portugal destaca ainda o facto de todos os participantes terem acesso, assim que se inscrevem, ao manual da 1ª edição do Focus on: Infeções por Bactérias Multirresistentes. A ideia é que possa ser "uma ferramenta de apoio e de consulta, inclusive após o encerramento do curso".

Na sua opinião, trata-se de uma mais valia acrescida deste projeto formativo, tendo "representado um esforço adicional de todos os formadores para fornecer um resumo detalhado de cada um dos 21 temas que são abordados no Focus On". A inscrição pode ser efetuada até dia 10 de novembro aqui.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda