Inauguração da USF Monte da Luz e USF Ribeira Nova

São inauguradas amanhã, 11 de março, duas novas Unidades de Saúde Familiar: a USF Ribeira, em Lisboa, e a USF Monte da Luz, em Sintra. Ambas as cerimonias, que se realizam respetivamente às 10h00 e 12h00, vão contar com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, e do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Lisboa e Vale do Tejo, Luis Cunha Ribeiro.


USF Monte da Luz

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Monte da Luz, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sintra, vai servir cerca de 19 mil utentes inscritos. Nesta unidade com 595 m², vão trabalhar 10 médicos, 10 enfermeiros e 7 assistentes, num horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Esta USF vai funcionar no antigo espaço do Centro de Saúde de Queluz, uma estrutura inaugurada e equipada em 1991, não tendo sido necessário um investimento por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para o início de atividade desta nova USF.

Com 410.361 utentes inscritos, dos quais 302.566 são utentes inscritos frequentadores com médico de família, o ACES Sintra, tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população do concelho de Sintra, numa área territorial de 317 Km².

O ACES Sintra tem em funcionamento 12 Unidades de Saúde Familiar (USF), 11 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e 5 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Tem também uma Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). O ACES Sintra desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados e participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua.


USF Ribeira Nova

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Ribeira Nova funciona num espaço de 350m2 e servirá, numa primeira fase, um total de 7430 utentes inscritos. Nesta unidade trabalham 4 médicos, 5 enfermeiros e 4 assistentes técnicos, num horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h00 às 18h00, prevendo-se a breve prazo a integração de mais um médico com o alargamento da cobertura a mais 1900 utentes. A USF Ribeira Nova funciona no edifício da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Luz Soriano, não tendo sido necessário investimento por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para o início de atividade desta nova USF.

Com um total de cerca de 278.397 utentes, o ACES Lisboa Central tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população de 36 freguesias, numa área territorial de 32.94 Km².O ACES Lisboa Central tem em funcionamento 8 Unidades de Saúde Familiar (USF), 8 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e 1 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Tem também 1 Unidade de Saúde Pública (USP) e 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

O ACES Lisboa Central desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados e participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda