KRKA

III Congresso Nacional de Médicos Internos do Ano Comum (CNIAC) 2014

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior vai receber, entre os dias 2 e 4 de outubro, a 3ª edição do Congresso Nacional de Médicos Internos do Ano Comum (CNIAC). Além da Faculdade, o evento conta com o apoio da Ordem dos Médicos, Acta Médica Portuguesa, Associação para a formação em Reanimação e Medicina do Doente Crítico - Reanima e Programa Harvard Medical School-Portugal.

Considera a comissão organizadora que, "partindo do princípio de que a formação médica decorre diariamente tendo por base um contínuo entre o ensino pré e pós-graduado, este projeto afigura-se como uma oportunidade de colmatar eventuais lacunas que possam existir no recente percurso levado a cabo por parte dos jovens Médicos". O Congresso tem, como principal objetivo, o reforço de determinadas componentes da "formação polivalente, alicerçando e reforçando conhecimentos apenas posteriormente cimentados pelo valor da experiência".

Do programa fazem parte quatro palestras sobre "áreas que não foram muito exploradas durante o curso ou cuja revisita, devido à sua relevância na prática clínica, se torna indispensável":
- Dor e Cuidados Paliativos
- Educação para a Saúde das Populações
- O Serviço de Urgência em Portugal
- Diferentes Caminhos no Internato Médico

Ao longo do evento realizam-se alguns cursos pré-congresso e mais de uma dúzia de workshops, que abordarão temas como o tratamento da diabetes na enfermaria, antibioterapia, terapêutica pediátrica em SU, feridas e pensos, tratamento em ambulatório da diabetes.

Uma das principais novidades do III CNIAC é o IAC Inova, um concurso científico que pretende "simultaneamente oferecer um espaço de discussão de trabalhos científicos e dar oportunidade aos congressistas de apresentarem os seus projetos a colegas em etapas formativas semelhantes, fomentando o papel da investigação científica como motor de inovação e desenvolvimento". A submissão de resumos está a decorrer, desde o dia 1 de junho, até dia 6 de julho.

Inscrição:
Congresso: 45€
Congresso + Jantar formal: 50€
Abertura para efetuar a inscrição: agosto 2014

Contactos:
Para informações sobre Inscrições: secretariado@cniac.org
Para informações sobre o Concurso Científico: cientifico@cniac.org
Para questões relacionadas com divulgação e meios de comunicação: divulgacao@cniac.org

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda