Cepheid Talks

IHMT lança Prémio de Jornalismo «Saúde Global e Medicina Tropical»

Até dia 27 de fevereiro estão abertas as candidaturas para a primeira edição do Prémio de Jornalismo na área da Saúde Global e Medicina Tropical, no valor de 1500€. Esta distinção é promovida pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL) e pela Associação dos Alunos e Amigos do IHMT, em parceria com a Casa da Imprensa.

No regulamento, e como forma de introdução ao tema do prémio, é indicado que, apesar das doenças tropicais atingirem mais de mil milhões de pessoas no mundo, “raramente são alvo de cobertura noticiosa, sendo usualmente esquecidas  pelos media na generalidade”.

É também feito o alerta de que “os desafios resultantes das alterações climáticas e ambientais, a globalização, as viagens e a circulação de bens e pessoas, conduzem ainda à reemergência deste tipo de doenças em territórios onde já haviam sido extintas, constituindo novas ameaças de saúde pública no mundo  Industrializado”.

A criação deste prémio pretende, assim, “estimular o desenvolvimento de trabalhos  jornalísticos de qualidade, que contribuam para informar adequadamente a população portuguesa, e que ajudem a compreender os novos desafios  relacionados com as doenças tropicais e com a  saúde dos viajantes e Migrantes, num mundo cada vez mais globalizado”.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Contactos:
IHMT
Telf.: 213 652 600
Fax: 213 632 105
Email: informacao@ihmt.unl.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda