KRKA

Simpósio sobre alimentos que promovem a saúde: «perspetivas em oncologia»

O auditório do Infarmed vai acolher, dia 9 de outubro, o I Simposium “Foods for Health and Wellness: Perspectives in Oncology”. A iniciativa visa promover o debate sobre a relação entre a alimentação e o desenvolvimento e tratamento de tumores.

Na apresentação do evento, é indicado que "o Instituto Americano para o Estudo do Cancro (AICR) descreve muitos dos alimentos com potencial para o combate ao cancro, sendo os exemplos de maior destaque as frutas e os vegetais". Além destes alimentos, é salientado que "existem cuidados nutricionais que o doente oncológico deve ter, nomeadamente na garantia do seu estado nutricional bem como no consumo de alimentos que ajudem a evitar alguns dos efeitos adversos dos regimes terapêuticos".

A organização do Simposium está a cargo de Maria Eduardo Figueira, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade Lisboa (FFUL) e co-responsável do Laboratório de Análises Bromatológicas dessa mesma instituição, em colaboração com a LisbonPH, uma empresa júnior da FFUL, promotora do empreendedorismo e que tem como core business a organização, gestão e promoção de eventos científicos.

O evento contará com a participação de especialistas de várias reputadas instituições, como é o caso da FFUL, IPO Coimbra, Hospitais CUF, Hospital Santa Maria, Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Infarmed, Unilever.

Serão abordados temas como o perfil de um paciente oncológico, a nutrição parentérica em oncologia, a intervenção individualizada para um estado nutricional adequado em oncologia, o papel de alimentos e suplementos vegetais como coadjuvantes da terapêutica, o papel dos medicamentos à base de plantas e suplementos fitoterapêuticos, as interações entre alimentos, medicamentos à base de plantas e medicamentos, o impacto das dietas na saúde, os benefícios dos alimentos funcionais.

Contacto: geral@lisbonph.pt


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda