KRKA

Hospital de Santarém realiza implante de terapia inovadora para insuficiência cardíaca

O Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém acaba de realizar a primeira cirurgia para colocação de um dispositivo de ressincronização cardíaca com desfibrilhador (CRTD), terapia utilizada no tratamento de doentes com insuficiência cardíaca, uma das principais causas de internamento hospitalar.
 
De acordo com o médico Vítor Martins, cardiologista desta unidade hospitalar, “o implante deste dispositivo médico vem marcar uma nova era para os doentes de Santarém que podem agora usufruir da tecnologia mais avançada para o tratamento da insuficiência cardíaca, sem necessidade de serem transferidos para hospitais mais distantes”. “Outra das preocupações foi a de disponibilizar aos nossos doentes as terapias mais inovadoras nesta área”, acrescenta o especialista.

Este dispositivo médico permite, por um lado, o tratamento da insuficiência cardíaca através da terapia de ressincronização e, por outro, graças à sua capacidade de desfibrilhação (administração de choques), evita eventuais paragens cardio-respiratórias ou episódios de morte súbita, relacionados com arritmias malignas. Irá melhorar a função de bomba do coração, melhorando os sintomas da doença, e podendo mesmo provocar a regressão da dilatação das cavidades cardíacas, que podem passar a ficar de dimensões normais.

A insuficiência cardíaca é uma doença progressiva que afeta doentes cujo coração, dilata e perde a força, não conseguindo bombear sangue suficiente para responder às necessidades do organismo. Os principais sintomas desta doença são a falta de ar, cansaço inexplicado e edemas dos membros inferiores.

É uma doença com uma elevada taxa de mortalidade e é considerada uma das epidemiologias do século XXI com uma prevalência de 2% nos países desenvolvidos. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, afetando sobretudo os mais idosos, principalmente as mulheres.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda