KRKA

Hospital de Santarém: Número de doentes em hospitalização domiciliária cresceu 23% em 2022

Em 2022, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) admitiu 226 doentes, o que representa um acréscimo de 23% face ao ano de 2021. Para responder às necessidades de cuidados destes doentes, foram realizadas 2.334 visitas e percorridos 36.610 quilómetros.

Mais de 110.000 quilómetros percorridos

Desde que entrou em funcionamento, em 28 de junho de 2019, os profissionais da UHD avaliaram 1.607 doentes, admitiram 568 e realizaram 6.911 visitas domiciliárias, tendo permanecido na casa dos doentes 5.411 horas. "No total, foram percorridos 110.953 quilómetros", salienta a unidade hospitalar.



O HDS recorda que a Unidade de Hospitalização Domiciliária tem vindo a "alargar a cobertura geográfica e atualmente assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo".

Desta forma, e desde que os doentes reúnam "um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos", podem estar internados no conforto do seu domicílio. A equipa garante o atendimento 24 horas por dia, todos os dias, "e fornece e gere terapêutica aguda e crónica do doente e outros materiais de consumo.



Tendo o projeto de Hospitalização Domiciliária no HDS ter começado com uma lotação de três camas, aumentou entretanto para oito camas e o objetivo é reforçar ainda mais esta valência: "No futuro, queremos aumentar a capacidade instalada e ainda iniciar o processo de certificação da Unidade junto da Direção-Geral da Saúde."

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda