KRKA

Hospital da Ordem Terceira Chiado: Renovação da área clínica e da Imagiologia

Hospital da Ordem Terceira Chiado é o novo nome do Hospital da Ordem Terceira de S. Francisco da Cidade. Com instalações remodeladas, um novo logótipo e um novo site, pretende-se dar uma imagem de maior modernidade, bem como renovar a área clínica e de meios complementares de diagnóstico, explica José Domingos Vaz, diretor clínico da unidade.

A área da Imagiologia vai assim ter novos equipamentos, como ecógrafos, mas também uma tomografia axial computorizada (TAC), pela primeira vez. “Com as obras que realizámos foi possível passar a ter um espaço para TAC, que é um exame fundamental em qualquer hospital”, referiu José Domingos Vaz.

"um arsenal cirúrgico mais moderno"

O diretor clínico salientou também as mudanças no Bloco Operatório. “Passámos a ter um arsenal cirúrgico mais moderno, que faz toda a diferença num hospital que se dedica, sobretudo, a cirurgias, realizando, por ano, 6 mil intervenções”, indicou.

E continuou: “Este hospital é de longe o que mais contribuiu para recuperação de listas de espera de cirurgia do Sistema Integrado de Gestão para Inscritos em Cirurgia (SIGIC), mesmo que isso implique ter, atualmente, uma dívida de 3 milhões e 500 mil euros por os pagamentos não serem feitos a tempo e horas.”



Uma das áreas que também sofreu remodelações no espaço foi o Instituto de Oftalmologia, localizado no 4.º piso. “É uma valência de excelência, o hospital foi pioneiro na cirurgia de miopia e na cirurgia a laser de catarata”, disse.

O responsável salientou ainda as restantes especialidades, nomeadamente a Ortopedia, com a cirurgia percutânea do pé, e a Gastrenterologia. “Por ano realizamos 5780 endoscopias e colonoscopias e fomos, inclusive, o único hospital, durante muito tempo, a realizar colonoscopias a utentes encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde.”



Para assinalar estas mudanças, realizou-se uma cerimónia no passado dia 16 de janeiro, nas instalações do hospital, na qual participaram os vários profissionais e algumas figuras conhecidas.


José Domingos Vaz, Antonio Belmar da Costa e Luís Alvito

O Hospital da Ordem Terceira Chiado, cujo Conselho Diretivo é presidido por Luís Alvito, é a unidade hospitalar mais antiga da cidade de Lisboa, com uma história de 347 anos.

A primeira pedra foi lançada em 4 de agosto de 1671, tendo começado a funcionar em 1672, apesar de a inauguração ter sido em 4 de Agosto de 1673. Desde então pertence à Fraternidade da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Cidade. O Conselho da Fraternidade é dirigido por Antonio Belmar da Costa.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda