KRKA

Homenagem ao otorrinolaringologista Carlos Ruah: «É um sopro de bondade, que a todos nos inspira»

Num momento de grande emoção, a cerimónia de abertura do 69.º Congresso Nacional da SPORL-CCP ficou marcado pela homenagem ao conhecido otorrino Carlos Ruah.

“Ruah quer dizer sopro e o Carlos é um sopro de amizade, bondade, que a todos nos inspira”, disse Jorge Spratley, presidente da Sociedade e amigo de longa data.



Perante uma sala cheia de colegas e amigos, Carlos Ruah viu serem projetadas várias fotos de momentos passados, assim como ouviu palavras de amizade, em vídeo, de colegas de diferentes partes do mundo, assim como da família.


Jorge Spratley

Coube a Jorge Spratley, presidente da SPORL-CCP, recordar o seu percurso profissional e proferir algumas palavras do seu “grande amigo”. “O Carlos Ruah é um eminente otorrinolaringologista, é aquele que, nas palestras, enche a sala pelo seu conhecimento. É um erudito da ORL”, comentou.

Recorde-se que Carlos Ruah, da conhecida família portuguesa judaica Ruah, licenciou-se em Medicina, em 1978, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e doutorou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 1994.


Carlos Ruah com Delfim Duarte, secretário-geral da SPORL-CCP

Antes de ser otorrinolaringologista em Portugal, passou pelos EUA, onde trabalhou com grandes nomes da ORL e se dedicou à investigação. Em Portugal, esteve, como voluntário, no Hospital Dona Estefânia, seguindo-se o Hospital Egas Moniz. Foi também docente até ter tido um acidente vascular cerebral (AVC), em 2019.

“.. uma figura distinta da ORL em Portugal”

Também bastante comovida, Clara Capucho, responsável pela Consulta da Voz no HEM-CHLO, enalteceu aquele que foi seu tutor no Internato da Especialidade e orientador de Mestrado e Doutoramento:

“Quer como colega, chefe e amigo, mostrou-se sempre como alguém que sabe ouvir, apoiar e que tem inteligência para dar conselhos sábios quando mais precisamos.”




Elogiou, ainda, a capacidade de escuta de quem “sabe muito” e a sua “surpreendente humildade”. Considerou-o, também, como “uma figura distinta da ORL em Portugal”.

Na cerimónia de abertura marcaram presença, além de Jorge Spratley e Clara Capucho, Miguel Magalhães, presidente do Colégio da Especialidade de ORL da Ordem dos Médicos, Isabel García Lopéz, secretária-geral da SEORL-CCC, e Pedro Marques, secretário-geral da Associação Portuguesa de Otoneurologia.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda