KRKA

«Hoje é dia de consulta»: Maria do Céu Machado lança livro «para crianças, pais e médicos»

“Hoje é dia de consulta – Acabaram-se os medos na hora de ir ao médico” é o nome do último livro de Maria do Céu Machado, médica pediatra e presidente do Infarmed. Para a autora, a obra pretende ser “educativa para pais, crianças e médicos”. 



"Esta proximidade é o elemento-chave"

Entre colegas, amigos e família, Maria do Céu Machado lançou este livro que descreve a história dos gémeos que vão à consulta do pediatra e também ao hospital. Focando-se em cada passo da consulta, a autora quis deixar algumas mensagens importantes para os médicos. “A Dra. Catarina (personagem da história) lava as mãos duas vezes e explica cada procedimento à criança, criando assim uma relação de cumplicidade entre ela e o médico”, observa Maria do Céu Machado.

Continuando, enfatizou que "esta proximidade é o elemento-chave para que os mais novos não tenham receio de ir às consultas", seja no consultório ou no hospital. “Realmente aprendemos em Pediatria que se explicarmos todos os procedimentos à criança, ela vai aceitá-los mais facilmente e não fica aterrorizada.”


A apresentação do livro decorreu no início deste mês, no El Corte Inglés, em Lisboa

No livro, a especialista chamou ainda a atenção para a necessidade de os médicos falarem com as crianças durante toda a consulta. “Um estudo realizado demonstrou que na fase inicial existe essa cumplicidade com a criança, mas no final, quando chega a hora de dar conselhos, fala-se apenas com os pais, ou seja, elas não vão ouvir nada.”

Maria do Céu Machado sugeriu ainda aos profissionais de saúde que devem ser "o mais imaginativos possível" para se conseguir transmitir as mensagens e alertou para a importância "de se ler alto desde os primeiros dias de vida".



O livro foi apresentado por Catarina Gouveia, médica pediatra no Hospital D. Estefânia – Centro Hospitalar Lisboa Central. Na sua opinião, “é um livro muito interessante, que descreve, não apenas a consulta, mas também o ambiente da sala de espera, assim como os famosos boletim de saúde infantil e juvenil e boletim de vacinas", acrescentando: "relembremos que somos um país com uma elevada taxa de adesão à vacinação, graças aos pais e também aos pediatras e médicos de família.”


Maria do Céu Machado e Catarina Gouveia

A médica destacou também os conselhos para pais, como a necessidade de a criança ter hábitos de sono, praticar exercício físico e não estar dependente de ecrãs. 

E é precisamente por causa destes conselhos que Catarina Gouveia realçou que “as consultas não podem ser feitas ao metro, em 15 minutos, porque devemos seguir todos os procedimentos”. 

Quem também esteve presente foram o João e a Carmo, dois dos netos de Maria do Céu Machado. Ambos relataram que gostaram do livro, exceto da ideia de se deitarem às 21h, de terem apenas 1h para estar ao computador e a possibilidade de fazer uma TAC. O livro é da editora Booksmile, representada no evento por Filipa Casqueiro.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda