KRKA

Higienização das mãos: CHLN empenhado em projetos inovadores

À margem das comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinalou dia 5 de maio, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Carlos Martins, afirmou à Just News que a higienização das mãos é muito importante no combate às infeções hospitalares e que, por essa razão, tem dedicado muito do seu tempo a esta matéria.

“O Conselho de Administração tem, em conjunto com a Direção Clínica e o nosso Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo das Infeções e da Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA), feito algumas reflexões, procurando levar a cabo ações inovadoras que ajudem nesta matéria”, indicou.

Ampliar o número de máquinas de vending dos hospitais, criando um sistema de pagamento com o cartão de funcionário, evitando assim que manuseiem dinheiro enquanto trabalham, foi um dos exemplos que referiu.

“Temos ainda um longo caminho para percorrer. Trata-se de um trabalho diário de todos. Estamos empenhados em projetos inovadores, que vêm reforçar o plano de ação”, sublinhou.



Apesar de considerar que o GCL-PPCIRA está empenhado e a fazer um excelente trabalho, Carlos Martins considera que estes dias mundiais são sempre importantes, uma vez que, ao assinalarem a data, estão também a estimular os profissionais a fazer mais e melhor a cada dia.

“Este ano, decidimos inovar com um primeiro concurso (“Higiene das mãos – outra visão), que teve uma adesão acima de todas as expectativas em termos da quantidade de trabalhos apresentados (36) por parte dos serviços dos dois hospitais do CHLN, Santa Maria e Pulido Valente”, exclamou.

E desenvolveu: “Temos um sentimento de dever cumprido. Não só por termos assinalado o dia, mas pelo impacto na preparação e pelo follow up que teremos, nos dias seguintes, neste combate diário à infeção.”



Além da divulgação e atribuição de prémios aos serviços, os presentes puderam, ainda, visitar a exposição de desenhos elaborados pelos utentes do Departamento de Pediatria, dirigido por Maria do Céu Machado, uma exposição alusiva ao tema e o “Túnel da verdade”, de autoavaliação de higienização das mãos. Foi, entretanto, lançada a campanha “Nu… abaixo dos cotovelos”, com exposição fotográfica de profissionais do CHLN, e distribuídos brindes de sensibilização.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda