Grupo Trofa Saúde assinala Semana Mundial do Glaucoma com sessões de esclarecimento

O Grupo Trofa Saúde promove, no dia 12 de março, duas palestras de informação e sensibilização sobre o glaucoma, patologia que afeta cerca de 100 mil portugueses e é, atualmente, a principal fonte de cegueira. A iniciativa decorre no âmbito das atividades da 6ª Semana Mundial do Glaucoma, dinamizadas pela Associação Mundial de Glaucoma.

As sessões de esclarecimento terão lugar no Hospital Privado de Alfena, às 9h30, e no Hospital Privado de Braga, às 11h30, e visam informar a população sobre este problema. A apresentação estará a cargo de Fernando Silva, coordenador do Serviço de Oftalmologia das duas unidades de saúde.

Este responsável alerta para os dados preocupantes das estatísticas: “Estima-se que cerca de 100 mil portugueses sofram de glaucoma e cerca de 50% dos casos encontram-se ainda por diagnosticar. Sendo uma patologia ainda sem cura e de progressão silenciosa, é premente que a população esteja informada sobre a doença, fatores de risco e sintomas, para que estejam alerta e,  refere procurem atempadamente um especialista. Só assim o diagnóstico precoce e o eficaz controlo da progressão da doença poderão ser uma realidade”.

O glaucoma é um grupo de doenças que causam uma destruição progressiva do nervo óptico, afetando a transmissão das informações visuais para o cérebro. Sem diagnóstico e tratamento, a patologia progride, sem o doente se aperceber, podendo levar a uma cegueira irreversível. É, atualmente, a segunda causa mais frequente de cegueira a nível mundial e estima-se que em 2020 cerca de 11 milhões de pessoas podem estar cegas devido a este problema de saúde.
 

De acordo com o Grupo Trofa Saúde, qualquer pessoa pode assistir gratuitamente às palestras: "pessoas que tenham glaucoma, que tenham a seu cargo doentes com glaucoma ou que se queiram informar mais acerca desta doença".
É necessário efetuar a inscrição através dos seguintes contactos:

Imprimir