Cepheid Talks

Ginecologia/Obstetrícia do CH Tondela Viseu vence prémio europeu

Um grupo de internos e especialistas do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) foi contemplado com o prémio de melhor vídeo de técnica cirúrgica, no 27.º Congresso Europeu de Ginecologia e Obstetrícia. Este vídeo ilustra a realização da técnica de verde de indocianina no cancro do endométrio.

“Surgical Technique: indocyanine green and infrared fluorescence in sentinel lymph node mapping in endometrial cancer” é o nome do trabalho que foi contemplado com o prémio de melhor vídeo de técnica cirúrgica.

Num vídeo de cerca de quatro minutos, “ilustrámos as tipificações atuais, a forma como utilizamos o verde de indocianina no cancro do endométrio e a própria cirurgia no que toca à pesquisa do gânglio sentinela com esta técnica minimamente invasiva”, refere Nuno Nogueira Martins, coordenador da Unidade de Oncologia Ginecológica do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.



Imagens da cirurgia (fotos de Nuno Nogueira Martins)

Este foi um dos cinco prémios atribuídos pelo Committe Científico, na pessoa de Alan Cameron, na Sessão de Encerramento. “Para nós, foi uma honra e uma agradável surpresa recebermos este prémio, quando há sempre vídeos muito bons de várias instituições de referência internacionais”, destaca o especialista, que esteve a acompanhar este congresso presencialmente em Atenas e, em representação da primeira autora, subiu ao palco para receber o prémio.

No entanto, enaltece que se trata de um “reconhecimento merecido pelo investimento que fizemos nesta técnica e pelo trabalho que temos vindo a desenvolver”, notando que “estas formas de congratulação são muito importantes para nos dar alento para continuar”. Este grupo de trabalho conta agora com um certificado e a oferta de uma inscrição para a próxima edição.

Sara Sousa Sales, Ângela Melo, Sónia Gonçalves, Francisco Nogueira Martins e Nuno Nogueira Martins são os autores deste vídeo, que se refere a uma “técnica pioneira e promissora realizada através de cirurgia minimamente invasiva para a pesquisa de gânglio sentinela, permitindo o diagnóstico de metástases ganglionares em situações de cancro do endométrio”.


Nuno Nogueira Martins

O Congresso Europeu de Ginecologia/Obstetrícia é um evento científico organizado pelo European Board and College of Obstetrics and Gynaecology, que decorre a cada dois anos. A última edição teve lugar em 2018, em Paris, tendo a de 2020 sido adiada para este ano, em virtude da pandemia de covid-19.

Esta foi a primeira reunião realizada em formato híbrido, combinando assim a presença física em Atenas, com a virtual, em qualquer parte do mundo.

Em simultâneo, chegaram a acompanhar a transmissão digital do congresso aproximadamente 420 profissionais de saúde. No que respeita à investigação científica, foram aceites cerca de 400 abstracts provenientes de 23 países. A próxima edição será realizada em 2023, em Cracóvia, na Polónia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda