KRKA

Ginecologia e Obstetrícia: Manuel Gonçalves Henriques na Direção da ENTOG

É português o novo webmaster da European Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology (ENTOG). Manuel Gonçalves Henriques, interno do 1.º ano de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF), integra assim a nova Direção desta rede europeia de médicos internos.

A candidatura contou, desde o início, com o apoio da Portuguese Network of Trainees in Obstetrics and Gynecology, mais conhecida por PONTOG, particularmente do seu presidente, Pedro Brandão.

“Portugal tem a nível europeu e mundial uma grande reputação no que diz respeito ao Internato Médico de Ginecologia/Obstetrícia. Aliás, seremos o primeiro país a implementar o modelo que se pretende utilizar no sentido de uniformizar o Internato a nível europeu”, menciona Manuel Gonçalves Henriques.


Manuel Gonçalves Henriques

Entre as propostas que o jovem médico de 26 anos apresentou na sua candidatura, destaca-se o estabelecimento do contacto entre os internos europeus de Ginecologia/Obstetrícia e a aposta numa maior divulgação dos eventos científicos nas redes sociais.

Outra ideia que pretende colocar em prática é a criação de grupos dentro da organização para determinadas áreas, como, por exemplo, ecografia obstétrica e infertilidade. Segundo o nosso entrevistado, a intenção é que cada um destes grupos seja constituído por um interno europeu que assuma o papel de coordenador, apoiado por um especialista.

Depois, explica, “criar dentro de cada grupo uma task force com 4-5 elementos que sejam responsáveis por fazer a publicação dos eventos científicos da sua área e por oferecer material de estudo àqueles que vão iniciar um estágio”.  Pretende-se, ainda, que as task forces proponham e desenvolvam estudos que sejam feitos em larga escala. 

 

A eleição dos novos órgãos da ENTOG decorreu em junho, na Polónia: Agnieszka Horała (secretária-geral), Manuel Goncalves Henriques (webmaster), Goknur Topçu (presidente), Martine Favero (tesoureira), Ferry Boekhorst (membro)

Além de Manuel Gonçalves Henriques, integram a Direção uma jovem médica turca, que assume a presidência; uma polaca, que ocupa o cargo de secretária geral; uma suíça, como tesoureira; e um holandês, como membro.

A eleição dos novos elementos da Direção aconteceu num evento que decorre todos os anos (ENTOG Exchange), no qual os membros da ENTOG são convidados a enviar dois internos para passar uma semana noutro país para conhecer a sua realidade (neste caso, a Polónia), ao qual sucede uma reunião científica em que são convidados alguns professores e internos para preparar algumas palestras e, depois, o consílio da ENTOG, que conta com todos os representantes dos países que fazem parte (33, neste momento).

A nova Direção da ENTOG vai ser apresentada ao Colégio Europeu de Ginecologia e Obstetrícia durante uma reunião que decorre em Bruxelas, esta sexta-feira.

Já no final do mês, dias 28 e 29 de setembro, terá lugar uma reunião da Direção da ENTOG que, pela primeira vez, vai contar com a presença física dos cinco elementos, já que as reuniões mensais decorrem via Skype.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda