KRKA

Mostrar que Portugal «é capaz de inovar e investigar em Geriatria!»

O nosso país vai receber, este ano, o 12º Congresso Internacional da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia (EUGMS). João Gorjão Clara, presidente do congresso, salienta que "vamos finalmente trazer a território nacional uma das melhores reuniões internacionais em Geriatria, possibilitando a maior participação portuguesa no Congresso".


Na sua opinião, esta será "uma excelente oportunidade para todos assistirem a conferências sobre vários temas de Geriatria por alguns dos principais especialisas europeus (ou mundiais), podem assim adquirir conceitos inovadores que vos serão úteis na prática clínica de Medicina Interna, dada a elevada prevalência de idosos nas nossas enfermarias, consultas e urgências".



Dar visibilidade internacional aos trabalhos

Sublinha o coordenador do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (GERMI) que esta é também uma "oportunidade única para apresentarem os vossos trabalhos originais" e que "queremos muito mostrar que Portugal é capaz de inovar e investigar em Geriatria!". Desta forma, o especialista deixa o convite:


"Propomos que submetam trabalhos originais, mesmo que já os tenham apresentado noutras reuniões nacionais. Darão assim visibilidade internacional ao vosso trabalho, incluindo a publicação do abstract na revista oficial indexada European Geriatric Medicine".

 O envio de resumos pode ser efetuado até ao final do mês de maio.

João Gorjão Clara na Consulta de Geriatria do Hospital Pulido Valente/CHLN. A equipa, que coordena, conta com o apoio de médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas, farmacêuticas, nutricionistas, dietistas e de uma assistente social.


Otimização do tratamento do doente idoso em Portugal


O evento, sob o lema "Discover new ways in Geriatric world", decorrerá em Lisboa, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2016. João Gorjão Clara explica que o lema escolhido tem o propósito de "associar o espírito pioneiro e a aventura das Descobertas aos futuros caminhos da Geriatria, na procura de novo conhecimento, que permitam a melhoria dos cuidados prestados aos doentes idosos".


O congresso é dirigido a profissionais de saúde que partilhem o mesmo interesse na medicina geriátrica, nomeadamente geriatras, internistas, médicos de MGF, neurologistas e especialistas de todas as disciplinas médicas, terapeutas, enfermeiros, gerontologistas, investigadores e cientistas, farmacêuticos, nutricionistas.

A reunião destina-se também "a todas as pessoas que tomam conta de doentes idosos, de forma a compreenderem a abordagem social, médica e clínica às doenças geriátricas".


Ano após ano, o Congresso da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia tem vindo a ganhar cada vez mais relevância e é, atualmente, um dos mais importantes eventos internacionais na área da Medicina Geriátrica, com cerca de 1.500 participantes europeus e vários convidados, inclusive de outras partes do mundo.


MAIN TOPICS
Principais Tópicos:

Gerontechnology: the time has come
Gerontotecnologia: o tempo chegou!

New approaches to Urological Diseases in Older People
Nova abordagem das Doenças Urológicas nos Idosos

Deprescribing: are there guidelines?
Desprescrição: há guidelines?

Changing aspects of Infectious Diarrhoeas
Aspetos inovadores das Diarreias Infecciosas

Joint reconstruction - new insights
Reconstrução articular – novas perspectivas

Innovative approaches in the management of Chronic Pain
Abordagens inovadoras na gestão da Dor Crónica

How environmental factors influence the aging process
Influência dos fatores ambientais no Envelhecimento

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda