Cepheid Talks

GEMMeeting 2022: «Queremos ir além das guidelines e abordar várias dimensões da consulta»

"Neste encontro, procuraremos abordar várias dimensões da consulta, até porque, enquanto médicos de família, devemos ser flexíveis", refere Jorge Manuel Silva, co-presidente do GEMMeeting 2022 – Gaia-Espinho Medical Meeting, evento que decorrerá nos dias 22 e 23 de setembro.  

Em declarações à Just News, o médico interno na USF St. André de Canidelo salienta que, "muitas vezes, nos congressos que são organizados por especialistas, há uma grande preocupação em abordar as guidelines por cada patologia". Nesta reunião, o objetivo passa por "ir além das guidelines".

Paralelamente, “o facto de ser organizado por internos permite estruturar um programa que abranja aquilo que mais interessa aos próprios em termos de aprendizagem”.

A título de exemplo, destaca a organização da sessão “Pediatria Familiar – Comunicação em Consulta“, um tema “pouco explorado em eventos semelhantes, apesar de todos os médicos de família realizarem consultas de Saúde Infantil e Juvenil”.




"O futuro dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal"

O futuro médico de família sublinha ainda com entusiasmo a mesa redonda que discutirá "o futuro dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal", com um painel de palestrantes constituído por Paulo Santos, presidente do Colégio da Especialidade de MGF, Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de MGF, e João Rodrigues, fundador da USF-AN.

“É uma sessão arrojada, em que se pretende debater questões estruturais e funcionais importantes e que passos devem ser dados para que a especialidade possa enfrentar os seus desafios de uma forma cada vez mais atual e pertinente”. Por isso, realça que esta edição “promete ir além das guidelines e dar lugar à discussão do futuro da especialidade”.

O programa desta edição do GEMMeeting abrange ainda vários workshops, limitados a 30 vagas, para “promover a interação entre os participantes, facilitando a componente
prática e o esclarecimento de dúvidas”, adianta Catarina Pinto, o outro elemento que co-preside ao evento.


Jorge Manuel Silva e Catarina Sofia Pinto

Entre os vários workshops, a médica interna na USF Nova Via destaca o que incidirá sobre “Mindfullness – Gestão do Stress”, na ótica do bem-estar dos profissionais de saúde, “numa época em que é generalizada a dificuldade sentida na gestão do stress inerente a todo o trabalho, em contexto de pós-pandemia de covid-19”.

Esta edição contará também com um formato inovador − GEMM Talk, cuja sessão, orientada por Rosa Basto, incidirá sobre a hipnose clínica, “um tema ainda pouco abordado na prática clínica”.

O evento ficará marcado ainda pela realização de um momento cultural, que pretende ser “um espaço de convívio entre os participantes, onde possam, de forma mais informal, conhecer-se melhor, partilhar experiências e trocar contactos para o futuro”.

Pósteres e de comunicações orais: “Oportunidade para replicar projetos”

No decorrer do programa, haverá tempo para a apresentação de pósteres e de comunicações orais, momento que Jorge Manuel Silva considera fundamental para se divulgarem as descobertas científicas e as experiências que foram sendo desenvolvidas nas diversas unidades. Para si, essa é “uma oportunidade para tirar ideias e replicar projetos noutros lugares, com vista a melhorar os cuidados prestados aos utentes”.

Após dois anos em que este encontro se realizou virtualmente, a organização desta 7.ª edição do GEMMeeting está a ser vivida com bastante entusiasmo, na tentativa de “retomar o convívio e a partilha de opiniões entre internos e especialistas de MGF de uma forma mais facilitada”.

Apesar de o evento ser dirigido particularmente a este grupo-alvo, encontra-se aberto a estudantes de Medicina, internos de formação geral ou de outras especialidades e médicos indiferenciados ou especialistas.

Jorge Manuel Silva adianta que a componente virtual ”fez com que, nas últimas edições, este encontro tivesse alcançado uma dimensão nacional”, chegando a  registar, em 2021, 384 participantes.



Elementos da Comissão Organizadora

Este ano, de forma a promover o contacto próximo entre todos, a comissão organizadora decidiu realizar o evento em formato presencial e limitar o número de vagas a 180, aproximando-se do cenário vivido nas últimas edições presenciais.

O GEMMeeting tem data marcada para os dias 22 e 23 de setembro, no Hotel Holiday Inn Porto Gaia, em Vila Nova de Gaia.

O programa pode ser consultado aqui.

As inscrições podem fazer-se aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda