KRKA

Gastroenterologia do CHBM dá início a consultas nos cuidados primários de Alcochete e Montijo

A Unidade de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) deu início esta semana à realização de consultas de gastroenterologia-hepatologia nos cuidados de saúde primários. Com uma periodicidade mensal, as consultas realizam-se de forma rotativa em três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) nos concelhos de Alcochete e Montijo.
 
Ao anunciar esta novidade, o CHBM recorda que "a realização de consultas médicas de especialidades hospitalares nos cuidados de saúde primários contribui para aumentar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde e incentiva a articulação entre as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovendo a proximidade aos utentes e a continuidade de cuidados".
 


Como resultado de um trabalho desenvolvido em articulação com o ACES Arco Ribeirinho, foram identificadas "algumas áreas geográficas criticas, no que diz respeito à facilidade de acesso a consulta externa, nomeadamente, na subespecialidade de hepatologia da Gastroenterologia". Dificuldades e restrições que estão "diretamente relacionados com a distância aos dois hospitais que integram o CHBM".
 
Desta forma, as unidades identificadas foram as de Alcochete, Montijo Rural - Pólo de Canha e Montijo Rural - Pólo do Cruzamento de Pegões, já que "correspondem a locais com incidência elevada de patologia gastroenterológica, nomeadamente de cirrose hepática, alcoolismo e patologia vírica".

Ao promover a descentralização destas consultas, o CHBM pretende "melhorar o acesso à consulta de especialidade, aumentar a adesão à terapêutica e reduzir o número de deslocações ao centro hospitalar".

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda