Cepheid Talks

Gastrenterologia Oncológica: IPO investe na articulação com os cuidados primários

Melhorar a comunicação e a articulação entre os cuidados hospitalares e os primários na área da Gastrenterologia é o objetivo do Curso de Gastrenterologia Oncológica, cuja 4.ª edição tem lugar, em simultâneo, nos IPO de Lisboa, Coimbra e do Porto, no próximo dia 4 de maio.

António Dias Pereira, diretor do Serviço de Gastrenterologia do IPO Lisboa, salienta “a necessidade de se apostar mais nesta ligação entre especialidades para se melhorar o diagnóstico precoce”.

"Facilitar a referenciação atempada"

Em declarações à Just News, o médico relembra que “o médico de família continua a ser a primeira porta a quem os doentes pedem ajuda, logo é preciso apostar na comunicação e na formação, para facilitar o diagnóstico precoce e a referenciação atempada”.

Segundo o responsável, este curso é também uma forma de ajudar os médicos dos cuidados de saúde primários a orientarem os utentes com doença digestiva. “A doença oncológica digestiva está em crescendo na nossa sociedade, é fundamental investir na articulação entre cuidados hospitalares e primários nas diferentes fases da doença – prevenção, diagnóstico, terapêutica e paliação”, sublinhou.



No decorrer do curso, que se destina a especialistas e internos de MGF, os formandos podem apresentar casos clínicos que serão analisados e debatidos: “Com esta iniciativa também pretendemos divulgar as atuais recomendações em torno de problemas clínicos de Gastrenterologia Oncológica e da Endoscopia Digestiva, promovendo a discussão desses mesmos casos.”

O curso decorre nos auditórios dos três IPO e resulta da organização conjunta dos respetivos serviços de Gastrenterologia, tendo um programa semelhante. Alguns dos temas em debate incidem sobre a H. pilory, a vigilância das gastrites e possível avanço para neoplasia, doença do refluxo e esófago de Barret, pólipos do colon, cancro do reto e do colon, carcinoma do pâncreas e lesões nodulares do fígado.



O programa do Curso (Lisboa) pode ser consultado aqui.

Inscrição:
- Especialistas de MGF e enfermeiros: 35€
- Internos de MGF: 25€
A inscrição pode ser efetuada aqui.

Mais informações sobre o 4.º Curso de Gastrenterologia Oncológica no IPO Porto e no IPO Coimbra.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda