KRKA

Conferência sobre o «Futuro da Saúde» reúne 1200 participantes em Santa Maria da Feira

Passaram-se 20 anos desde que foi criado o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Para assinalar a data, realiza-se, esta quinta-feira, a conferência "The Future of Healthcare". O evento, que decorre no auditório do Europarque daquela cidade, contará com a participação de "ilustres oradores nacionais e internacionais", entre os quais Eric Kandel, Prémio Nobel da Medicina no ano 2000.

Em declarações à Just News, Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV), onde se integra o Hospital de São Sebastião, realça que a conferência, subordinada ao tema “A humanização das organizações na era digital”, terá como assuntos principais "a área das neurociências e a questão da humanização na prestação de cuidados de saúde".


"São mais de 1200 os participantes confirmados"

“As pessoas não querem ser um número num hospital. Querem ser vistas e tratadas na sua individualidade”, diz, a propósito da questão da humanização. E acrescenta:

“A tendência de desenvolvimento da medicina é uma medicina de precisão, ajustada à realidade daquele doente. As organizações têm que se ajustar, tal como os profissionais, quer na sua atitude individual, quer como os serviços como um todo se organizam.”

O Hospital de São Sebastião é a sede do CHEDV, onde, de acordo Miguel Paiva, se localizam os serviços de maior grau de complexidade e mais diferenciados, como o de Ortopedia, tendo sido, por exemplo, o primeiro hospital do país a realizar cirurgia da hérnia discal por via laparoscópica.

“Com a implementação deste tipo de técnicas, reduzimos os tempos de internamento cirúrgicos e pós-cirúrgicos em cirurgias de elevada complexidade e, por outro lado, também diminuímos custos e conseguimos estar na vanguarda da evolução técnica. Nestes hospitais de dimensão média, este é um aspeto importante para procurarmos reter os melhores profissionais”, destaca.



Além se ser o ano em que se celebram os 20 anos do Hospital de São Sebastião, Miguel Paiva recorda que 2019 "é também o ano em que se assinalam os 40 anos do SNS e em que se comemora o 10.º aniversário do CHEDV".

Um evento "marcante pela qualidade dos intervenientes"

Para o presidente do Conselho de Administração do CHEDV, "mais do que a abertura de um hospital, o início da atividade do São Sebastião marcou o início de uma era de aplicação dos princípios de gestão empresarial nos hospitais públicos do SNS, iniciando-se assim um caminho que foi aprofundado desde então com grande sucesso".


"Todos nós somos importantes na promoção da humanização das organizações"

De acordo com o responsável, o objetivo é que esta iniciativa "seja marcante pela qualidade dos intervenientes e pela pertinência e atualidade dos temas a abordar".

O programa completo, que inclui workshops na área do desenvolvimento individual e comportamental, pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda