Cepheid Talks

Fórum Internacional de Psicanálise realiza-se em Portugal pela primeira vez

Entre 5 e 8 de fevereiro vai decorrer, pela primeira vez em Portugal, o XXI Fórum Internacional de Psicanálise. A iniciativa, que decorre no ISCTE, em Lisboa, é promovida pela Federação Internacional das Sociedades de Psicanálise (IFPS), tendo como organizador local a Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (APPPP).

“O nosso objetivo é promover o diálogo entre os psicanalistas, a nível internacional, mas também com a comunidade”, afirma Patrícia Câmara, membro da direção da APPPP.

Em declarações à Just News, refere que “a ação da psicanálise não se restringe aos consultórios, podendo e devendo ter um papel fundamental na realidade quotidiana, nomeadamente através da participação em projetos comunitários.”

A responsável explica porquê: “A psicanálise é uma leitura em profundidade dos acontecimentos intrapsíquicos e, nessa medida, dos acontecimentos relacionais. Devemos ter cada vez mais voz em várias áreas, inclusive na melhoria da relação médico-doente.”



"Quando a Psicanálise encontra a Comunidade”

E para dar maior enfoque à ligação à comunidade e a outras áreas de conhecimento, o Fórum integra o Programa da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, com uma mesa aberta a diferentes especialistas, intitulada “Psicanálise e a Polis: O Encontro Alargado. Quando a Psicanálise encontra a Comunidade”.

“Apesar dos temas mais específicos para psicanalistas, nesta sessão podem inscrever-se os mais diferentes profissionais", salienta a psicóloga clínica e psicoterapeuta.



"Carlos Amaral Dias foi o grande impulsionador da temática deste Fórum"

Apesar de o evento não ser uma homenagem ao psicanalista Carlos Amaral Dias, recentemente falecido, acaba por ser um tributo. “Juntamente com o Prof. Coimbra Matos, foi o fundador da APPPP, daí que a presença do seu legado esteja em cada um dos palestrantes."

"O Professor foi o grande impulsionador da temática deste Fórum e estava muito empenhado na sua organização e rigor científico ou não fosse o impacto da psicanálise na comunidade a pedra de toque do seu trabalho e da investigação científica.”


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda