KRKA

Forte adesão a Curso de Geriatria revela maior necessidade de resposta a doentes idosos

As 60 vagas existentes foram insuficientes para os interessados em participar no 6.º Curso de Introdução à Geriatria, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que teve lugar dia 17 de janeiro, na renovada sede da SPMI. Além de internistas, participaram médicos da especialidade de Medicina Geral e Familiar e dois farmacêuticos. “Um sucesso”, nas palavras dos organizadores, João Gorjão Clara, especialista em Geriatria, e Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SPMI.

“Como só existiam 60 vagas, foi necessário fechar o curso, mas está-se a ponderar realizar outros, ainda este ano, para que mais profissionais de saúde possam participar e otimizar os seus conhecimentos na área da Geriatria”, referiu, em declarações à Just News, Manuel Teixeira Veríssimo.

João Gorjão Clara concorda e destacou as inscrições de profissionais de outras especialidades médicas, como Medicina Geral e Familiar (MGF). “Estes médicos são o pilar mais importante da assistência médica em Portugal e recebem, em grande número, doentes idosos, muitos deles geriátricos. Logo, é essencial ter-se formação contínua em Geriatria, para se conseguir dar resposta às necessidades destes utentes”, sublinhou.

O 6.º Curso do Núcleo de Estudos de Geriatria da SPMI (GERMI) focou-se na temática “Bases da Clínica Geriátrica”, como forma de se abordar diversos aspetos que afetam “os mais velhos, sempre mais suscetíveis a várias doenças, sendo regra geral polimedicados”, como salientou João Gorjão Clara.



Manuel Teixeira Veríssimo realçou o facto de o curso ter sido procurado por jovens e médicos com mais anos de prática clínica, “o que revela que a temática é cada vez mais do interesse das várias especialidades médicas”.

João Gorjão Clara acrescentou que esta adesão a uma formação em Geriatria também demonstrou “a necessidade que se sente na prática médica de mais conhecimentos sobre os idosos, na medida em que o envelhecimento da população tem elevado, inevitavelmente, a idade de quem se encontra internado ou se desloca aos serviços de saúde”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda