Cepheid Talks

Formação em Geriatria «otimiza cuidados a idosos»

O internista João Gorjão Clara não tem dúvidas em afirmar que a formação em Geriatria otimiza os cuidados a idosos. Daí a aposta do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que coordena desde há alguns meses, na realização da sua primeira reunião, dirigida a todos os profissionais de saúde que sentem necessidade de dar uma resposta mais concreta a doentes geriátricos, como acontece na MGF.

Na sua opinião, “os médicos de MGF são o pilar mais importante da assistência médica em Portugal e recebem, em grande número, doentes idosos, muitos deles geriátricos. Logo, é essencial ter-se formação contínua em Geriatria, para se conseguir dar resposta às necessidades destes utentes."

Além de coordenador do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (GERMI), João Gorjão Clara é professor de Geriatria na FMUL, coordenador da Unidade Universitária de Geriatria da FMUL/CHLN e responsável pela Consulta de Geriatria do Hospital Pulido Valente (HPV, CHLN).

A propósito da realização da 1.ª Reunião do GERMI, o especialista fala da importância da formação para dar resposta às necessidades geriátricas dos doentes.

O encontro, que se destina aos mais variados profissionais, “já que todos sentem cada vez mais necessidade de otimizar a assistência a idosos”, pretende ser abrangente, como se confirma pelos diversos temas a abordar.

A sua realização significa, para João Gorjão Clara, o alcançar de mais um objetivo: “Há muitos anos, praticamente desde o início da minha carreira médica, que trabalho para os idosos. Felizmente, nos últimos tempos, já se lhes dá mais atenção, mas ainda não é a suficiente.”

O coordenador do GERMI considera que, em Portugal, ainda há um longo caminho a percorrer até se conseguir que a Geriatria seja vista como peça-chave no tratamento dos mais velhos. “Nem todas as pessoas de idade avançada são pacientes geriátricos. Trata-se de uma falsa ideia.

Dos idosos internados, estima-se que sejam 15% aqueles que necessitam de cuidados em unidades de Geriatria. Mas todos eles têm particularidades que condicionam as manifestações clínicas, a estratégia diagnóstica, as opções terapêuticas. Para estes também é preciso atualizar conhecimentos, otimizar a intervenção médica”.

E continua: “A aposta na Geriatria traria vantagens também a médio, longo prazo, porque os doentes teriam uma melhor qualidade de vida e, paralelamente, o Serviço Nacional de Saúde teria menos (re) internamentos, menor agudização de doenças que exigem vários cuidados, menos gastos.”

Envio de resumos até 1 de março

A 1.ª Reunião do GERMI terá lugar a 12 e 13 de março, no Hotel dos Templários, em Tomar. “Face à elevada procura de formação em Geriatria, esta reunião está a ser organizada de forma a poder ser útil não só aos internistas e à MGF, mas também a outros especialistas e grupos profissionais.”

Nesse sentido, vai dar-se destaque a temas como “Quedas no Serviço de Urgência”, “Abordagem do défice auditivo”, “Osteoartrose”, “Problemas nutricionais no idoso”, “Demência”, “Fragilidade”, “Inovações em Geriatria” e “Controvérsias em Geriatria”.

João Gorjão Clara frisa que “a necessidade de formação nesta área não significa que os profissionais de saúde sejam incompetentes”. Pelo contrário, “o que se pretende com esta reunião, e com todos os eventos neste âmbito, é otimizar o seu trabalho, quando têm de tratar doentes idosos.”

Até ao final do dia 1 de março (nova data) podem ser submetidos eletronicamente (aqui) os resumos para apresentação de Poster na Reunião.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda