Cepheid Talks

Foi inaugurada no Hospital de Santarém a 1.ª Pós-Graduação em Hospitalização Domiciliária do país

A sessão inaugural daquela que é apresentada como "a primeira Pós-Graduação em Hospitalização Domiciliária do país" realizou-se na última sexta-feira, no Hospital de Santarém. O curso resulta de uma parceria entre esta unidade hospitalar e a Escola Superior de Saúde de Santarém.


Ana Infante

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, recordou nessa cerimónia a criação da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital, em junho de 2019, destacando alguns dados obtidos até ao momento:

"Já foram avaliados 1.607 doentes, admitidos 568 e realizadas 6.911 visitas domiciliárias, tendo os profissionais permanecido na casa dos doentes 5.411 horas."

De acordo com a responsável, a cobertura geográfica da unidade tem vindo a ser alargada, sendo objetivo do HDS "continuar a aumentar a capacidade instalada".

Ana Infante realçou ainda os resultados de um inquérito por questionário realizado recentemente, onde ficou evidente que a maioria dos inquiridos apresentam "níveis elevados de satisfação". Tal é explicado pelo “profissionalismo, humanidade e empenho da equipa da unidade de hospitalização domiciliária”.



"Aprofundamento de temáticas emergentes"

Ao usar da palavra, Hélia Dias, diretora da Escola Superior de Saúde, citando o documento de criação do curso, destacou que a pós-graduação agora criada surge com o objetivo de “oferecer aos profissionais que integram estas equipas ou outros profissionais de saúde interessados nesta área, o aprofundamento de temáticas emergentes neste âmbito".

Foi também sublinhada a importância desta nova valência formativa "pela expansão do número de equipas de hospitalização domiciliária em Portugal e pelo número crescente de pessoas doentes que estas apoiam”.


Hélia Dias

Dirigindo-se ao Conselho de Administração do HDS, em particular à sua presidente, Hélia Dias manifestou o reconhecimento público da Escola Superior de Saúde do IPSantarém pelo “reforço das relações institucionais e pela proximidade”.

Por sua vez, João Moutão, presidente do IPSantarém, salientou: “Esta pós-graduação é algo que o IPSantarém idealiza como ensino de futuro, o ensino ‘fora de muros’, desenvolvido em parceria com as instituições locais, que tem como objetivo resolver necessidades concretas de qualificação.”



Após a sessão inaugural, realizou-se uma conferência moderada pela coordenadora do curso, Irene Santos, centrada no tema “ Hospitalização domiciliária: do pesadelo ao sonho”. A apresentação coube a Pedro Vieira, enfermeiro da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, em representação de Delfim Rodrigues, coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária do Serviço Nacional de Saúde.



Além dos 28 formandos do curso, marcaram presença Isilda Ferreira, professora adjunta da Escola Superior de Saúde, e Sónia Malaca, enfermeira da UHD, que integraram o grupo de criação do curso.

Também estiveram presentes Maria Filomena Roque, diretora clínica do HDS, João Formiga, enfermeiro diretor do HDS, Yahia Abuowda e Ilda Veiga, coordenador e enfermeira-chefe da UHD, respetivamente, professores da pós-graduação, entre outros convidados.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda