KRKA

FMUL inaugura exposição dos 25 anos da Fundação BIAL

A exposição itinerante que assinala os 25 anos da Fundação BIAL está patente, até 15 de novembro, no átrio do Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Para Fausto Pinto, diretor da FMUL, é mais uma oportunidade para “reforçar a colaboração entre as duas instituições nos próximos anos”.



Ao intervir na cerimónia que se realizou esta terça-feira, Fausto Pinto realçou o papel da Fundação a nível nacional: “É pioneira em Portugal, sendo, talvez, nas suas características, a estrutura mais original e com seguramente maior peso em termos de mecenato e de filantropia na área da saúde em geral."


Fausto Pinto

E acrescentou: “Como instituição nacional, é um enorme orgulho poder ter uma Fundação com estas características, que lhe permitem ter um papel fundamental na Saúde, na Medicina e na Ciência em termos globais.”

O diretor da FMUL aproveitou ainda para agradecer o apoio da Fundação BIAL a vários projetos da FMUL, em particular na área das Neurociências. Entre os presentes no espaço da exposição encontravam-se os subdiretores da FMUL, Ana Sebastião e Mamede de Carvalho, bem como o presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, José Rodrigues.



Em representação da Fundação BIAL esteve Daniel Bessa, curador da exposição e membro do Conselho de Administração, que salientou a colaboração com a FMUL que tem, inclusive, membros seus integrados nos órgãos da Fundação e nos júris dos Prémios Bial.

O responsável lembrou que, "em 13 edições de atribuição de bolsas, 23 dos 700 trabalhos apoiados são originários da FMUL, existindo cerca de 80 bolseiros envolvidos nesses projetos.”


Daniel Bessa

O curador falou ainda no Prémio BIAL de Medicina Clínica e do mais recente BIAL Award in Biomedicine, além do Programa de Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica orientados para o estudo neurofisiológico e mental do ser humano nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

A exposição, que passa por várias cidades, inclui textos, fotografias, filmes e áudios, dividindo-se em blocos. Um primeiro cinge-se a informação institucional, outros às três grandes áreas de atuação da Fundação Bial (Prémios, Bolsas e Simpósios) e um último é sempre da responsabilidade de cada uma das instituições que acolhe a iniciativa.

A inauguração desta exposição itinerante aconteceu no passado dia 8 de outubro, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto, tendo já passado pela Escola de Medicina da Universidade do Minho.


Ana Sebastião, Mamede de Carvalho, Daniel Bessa, Fausto Pinto e José Rodrigues

Calendário da exposição - próximos locais:

2019
20/11 – 4/12 - Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
9/12 – 20/12 – FCM-Nova Medical School

2020
13/1 – 29/1 - Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade da Beira Interior
3/2 – 19/2 - Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve
26/2 – 13/3 - ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
1/4 – 4/4 – 13.º Simpósio Aquém e Além do Cérebro, Casa do Médico - Porto
14/4 – 28/4 - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda