KRKA

Fátima Lima é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

“Queremos continuar a constituir um espaço promotor da melhoria da atividade clínica, individual e coletiva, no âmbito da nossa especialidade”, assegura Fátima Lima, a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA). A tomada de posse teve lugar no último dia do Congresso Nacional da SPA, que decorreu no final do último mês, em Lisboa.



Com uma equipa formada por profissionais de diferentes regiões do país e de diversas áreas, Fátima Lima assumiu o cargo de presidente da SPA para o triénio 2022-2025. Em declarações à Just News, a anestesiologista manifesta-se convicta de que coordena “uma equipa coesa, com ideias novas, cujos elementos aceitaram este enorme desafio imbuídos de um compromisso de dinamização crescente”.

"Onde cada anestesiologista possa crescer"

O principal objetivo é manter “a dimensão robusta e credível” da SPA. Questionada sobre quais serão as palavras-chave do seu mandato, Fátima Lima esclarece:

"São as que definem um anestesiologista como um líder, médico do peri-operatório, da emergência e da medicina intensiva, da dor, orientador competente nas diferentes vertentes da formação contínua, promotor da multidisciplinaridade interpares e, acima de tudo, como defensor da qualidade e da segurança."

Manifesta ainda o desejo de que a SPA "continue a ser um vetor de confiança e de mudança, onde cada anestesiologista possa crescer".



Gestão e Emergência Médica

Fátima Lima, que sucede a Rosário Órfão, é anestesiologista no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), foi diretora clínica do CHVNG/E, em 2015 e diretora do Serviço de Urgência e Emergência Médica do mesmo centro hospitalar entre 2014 e 2017.

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tem a Competência em Gestão das Unidades de Saúde, assim como em Emergência Médica.

Do seu currículo consta ainda uma pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e um curso de especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (2019-2022).

Corpos Sociais 2022-2025

Direção:
Presidente: Maria Fátima dos Santos Lima (CHVNG/E)

Vice-Presidente: Mara Isabel Aveiro Vieira Cortez (Hospital Particular da Madeira)
Tesoureiro: Carmen Sílvia de Castro Barroso Pereira (CHVNG/E)
Secretário: Francisco José Fernandes Valente (CHULC)
Vogal: Carolina Estefânia Figueira Rodrigues (CHUC)

Assembleia Geral:
Presidente: José António Benito Bismarck (Hospital da Luz Lisboa)
1.º Secretário: Diana Martins Abrantes Leite (CHUSJ)
2.ª Secretária: Liliana Borges Paulo (CHTV)

Conselho Fiscal:
Presidente: Sérgio Rosário Faria Batista (CHMT)
1.º Vogal: Bernardo Lourenço Matias (CHS)
2.ª Vogal: Ana Filipa Vieira da Silva Ferreira Marques (ULSM)

Conselho Geral:
Manuel Vico (CHTV)
Sérgio Santos Vide (Centro de Investigação Clínica em Anestesiologia-CHUP)

Gustavo Rafael Norte (CHTMAD)

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda